Google+

Navegue no blog

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Etanol mais produtivo

Na série Genios Brasileiros, trago um argentino! 

Espere um pouco, não é bem isso. Como o jornalista Ricardo Boechat, são Brasileiros que nasceram na Argentina! Está bem, nasceram, mas se recuperaram adotando a Brasilidade como sua essência; gostou?

Brasileiros sim, e com muito orgulho!

Também homenageado com um "asteróide", Alejandro Mariano Scaffa, ganhou o premio da maior competição cientifica pré-universitária do mundo, a Intel ISEF, Feira Internacional de Ciências e Engenharia, como melhor projeto na área de bioquímica. Aos 17 anos.

Alejandro Mariano Scaffa, bioquimica, biocombustivel

Como já foi publicado aqui no Blog, foi a primeira vez que estudantes brasileiros conquistaram o primeiro lugar na feira. Ao todo foram 11 prêmios concedidos na Grande Cerimônia de Premiação, nove premiações feitas por instituições patrocinadoras e duas menções honrosas.



O estudante Alejandro Scaffa descobriu que o Micro-ondas (aquele simples eletrodoméstico), com algumas adaptações, pode aumentar em até 8% a produtividade de etanol de cana-de-açúcar. A ideia inusitada surgiu após sua visita a uma usina sucroalcooleira, no início de 2009, quando ainda cursava o último ano da escola, em Campinas. “Passei 12 meses fazendo experimentos na técnica”, diz o pesquisador, com um leve sotaque espanhol. Ele nasceu em Buenos Aires e se mudou para o Brasil aos 8 anos. Paulistano de coração.

etanol, biocombustivel, formula etanol

Na fábrica, Alejandro identificou um gargalo na produção de álcool. O processo usado para esterilizar a cana-de-açúcar não eliminava completamente os lactobacilos vindos do solo, que reduzem a quantidade de glicose da planta e seu potencial de conversão em álcool. Na internet, ele descobriu que dentistas usavam micro-ondas para esterilizar seus instrumentos. Resolveu testar a técnica na cana, e conseguiu eliminar 100% das bactérias de maneira rápida. “Se adotado em uma usina, o processo aumentaria até 8% de produtividade.”

 
No ano passado, seguindo os passos do pai, Alejandro ingressou na faculdade de bioquímica, na Universidade Grinnell, nos EUA, onde já começou uma nova pesquisa. “Agora vou estudar os efeitos da bioquímica no sistema nervoso”, diz o inquieto cientista.

Alejandro Mariano Scaffa, perfil facebook, formspring


Quer fazer uma pergunta ao nosso gênio? acesse  http://www.formspring.me/alejandroscaffa

Adicione seu perfil no facebook http://www.facebook.com/alejandro.scaffa

Divirta-se com mais este gênio brasileiro...

 --------------------------------------------------------------------------------------------
O Externauta também é meio índio, alemão, português... dá nada pra mim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem!

Digite aqui a sua opinião.

OExternauta agradece sua participação.