Seguindo a série de artes marciais veremos hoje o Muay Thai, esporte nacional Thailandês, fazia parte da preparação para a formação militar
era ensinado em todas as escolas. É considerado pelos históricos das artes marciais a mais
mortal das lutas jamais concebidas, suas lutas eram violentas, eram permitidos todos os tipos de técnicas
de ataque com as mãos, braços e pés, com pouquíssimas restrições.
A HISTÓRIA
O Muay Thai, o qual também é conhecido como Thai Boxing em alguns países como Estados Unidos e Inglaterra, é muito conhecido no Brasil como Boxe Tailandês e é uma Arte Marcial Tailandesa com mais de 2.000 anos de idade. A origem do Muay Thai confunde-se com a origem do povo Tailandês. Existem várias versões sobre a origem do Muay Thai, mas nenhuma exata pois os documentos históricos sobre a origem do povo tailandês e também sobre a origem do Muay Thai foram destruídos quando o exército Birmane arrasou e saqueou a capital Ayuddhaya levando-a a a ruínas e com isso destruindo muito sobre a história do povo tailandês . As 2 mais aceitas pela maioria dos Mestres de Muay Thai e também por vários historiadores Tailandeses são as seguintes:
Segundo a primeira versão, a origem do povo tailandês é a província de Yunnam, nas margens do rio Yang Tsé na China Central. Muitas gerações atrás eles migraram da China para o local onde atualmente é à Tailândia em busca de liberdade e de terras férteis para a agricultura.
Segundo essa teoria, do seu local de origem, a China, até o seu lugar de destino, o Sião, os Tailandeses foram constantemente hostilizados e sofreram muitos ataques de bandidos, de Senhores da Guerra, de animais, e também foram acometidos de muitas doenças. Para protegerem-se e manterem à saúde, eles criaram um método de luta chamado "Chupasart", que segundo os historiadores descende diretamente do Boxe Chinês (Kung Fu) e foi desenvolvido na jornada do povo tailandês da China até suas terras . Este método de luta e auto-defesa fazia uso de diversas armas como por exemplo: espadas, facas, lanças, bastões, escudos, machados, arco e flecha, etc.
No treinamento do "Chupasart", freqüentemente ocorriam acidentes que causavam algumas vezes graves ferimentos aos praticantes. Para que eles pudessem treinar sem ferir-se, os tailandeses criaram um método de luta sem armas, o percursor do atual Muay Thai. Assim eles podiam exercitar-se e treinar mesmo em tempos de paz e sem o risco de ferir-se.
A segunda teoria diz que o Muay Thai foi desenvolvido quando os tailandeses ja estavam na sua terra, o Sião (atual Tailândia). Sendo que esta segunda teoria tem apoio acadêmico considerável e evidências arqueológicas inegáveis. O Muay
No início, o Muay Thai era muito parecido com o Kung Fu Chinês. Um fato normal levando-se em conta à origem do povo Tailandês. O antigo Muay Thai utilizava-se de golpes com as palmas das mãos, ataques com as pontas dos dedos, imobilizações e mãos em garras para segurar o oponente. Com o tempo, ele foi modificando-se e transformou-se no estilo de luta que é hoje.
Em muitos períodos da história tailandêsa o Muay Thai foi muito popular entre os tailandeses. Principalmente no período do Rei Pra Chao Sua ou "Rei Tigre", como era mais conhecido. Ele foi um dos maiores lutadores de Muay Thai da história. Durante o seu reinado o Muay Thai fazia parte da preparação militar e era ensinado em todas as escolas.
Outro grande lutador de Muay Thai foi um lutador chamado Nhai Khon Tom. Segundo as lendas ele foi capturado pelos Birmaneses durante um dos inúmeros conflitos entre os Birmaneses e os Tailandeses. Quando capturado, foi-lhe oferecida a liberdade se ele conseguisse derrotar alguns lutadores Birmaneses. O resultado foi que o mesmo foi libertado após vencer seguidamente 12 lutadores Birmaneses.
Até por volta de 1920 os lutadores não usavam luvas e nem qualquer outro tipo de proteção. Os lutadores simplesmente usavam tiras de algodão, tiras de cânhamo ou de crina de cavalo enroladas nas mãos. Alguns antigos treinadores falam que em algumas lutas antigas, os lutadores faziam uso de cola e vidro moído nas ataduras para causar mais danos ao oponente. Mas, isso não é totalmente confirmado pela maioria dos historiadores. Algumas vezes também eram utilizadas cascas de cocos como protetor genital. As lutas não eram divididas por pesos e também não existiam intervalos durante as lutas, os lutadores lutavam até que um dos lutadores fosse nocauteado, sofresse uma grave lesão ou até à morte de um deles.
Após 1920, algumas regras de boxe inglês foram adaptadas para o Muay Thai devido ao alto grau de lesões e mortes que estavam ocorrendo entre os lutadores. Dentre elas as divisões por peso, o uso de luvas, a inclusão dos rounds e também a inclusão do árbitro central juntamente com os juizes laterais. Mas, muitas coisas restaram das antigas lutas, como o uso de um conjunto musical com antigos instrumentos e que serve para dar o ritmo da luta. Conforme a luta está muito amarrada, sem ação, os músicos aumentam o ritmo de sua música para aumentar o ritmo de luta dos lutadores. Este conjunto é formado pelos seguintes instrumentos: três tipos de tambores diferentes, címbalos e flautas de "Java". Outra tradição mantida é o uso do Wai Kru. O qual é uma dança ritual que serve para homenagear o treinador, seus pais, sua escola de Muay Thai, os antigos lutadores de seu ginásio, seus professores na escola, etc. Outra tradição que é mantida no Muay Thai é o uso do "Mongkon" e da "Praciat". O "Mongkon" é uma faixa a qual é colocada na cabeça dos lutadores para protegê-los antes da luta e que é retirada após o Wai Kru. A "Praciat" é uma corda trançada que é colocada em um ou nos dois braços do oponente também com o objetivo de proteção e não como graduação como pensam muitas pessoas, suas cores estão relacionadas com as preferências de cores do lutador ou do treinador e não com a graduação do lutador. A "Praciat" não é retirada após o Wai Kru, como o "Mongkon", ela permanece com o lutador por toda a luta. Os Campos e
Na Tailândia as academias e ginásios são chamados de "campos". Por isso é muito comum ler-se em livros e revistas de Artes Marciais internacionais citações ao nome de alguns "campos" de Muay Thai. Na verdade, tratam-se de ginásios de Muay Thai. Na Tailândia a rotina em um ginásio é muito diferente da rotina do ocidente. Os lutadores geralmente começam seu treinamento com a idade de 6 ou 7 anos. Eles quase sempre mudam-se para o ginásio, morando em alojamentos junto com outros lutadores. A parte do treinador é providenciar: comida, roupas, acompanhamento médico, e estudo para o lutador. Em troca disto, o lutador deve simplesmente treinar arduamente e também cuidar da limpeza do ginásio. Mas, o maior compromisso deste lutador é esforçar-se para ser o melhor lutador, um verdadeiro campeão. Quando o lutador vai lutar, geralmente uma vez por mês, ele concorre à um prêmio em dinheiro, este prêmio é dividido entre o lutador e o seu treinador. Sendo que a maior parte do dinheiro vai para o treinador. Na Tailândia também é permitido apostar nas lutas, e o treinador geralmente também aposta em seu próprio lutador, conseguindo assim mais algum dinheiro extra. Em toda à Tailândia existem milhares de campos de treinamento, cada campo é dirigido por um treinador principal, que também conta com a ajuda de seus auxiliares e com o gerenciamento de um promotor, o qual promove os lutadores deste campo. Mas, muitas vezes o treinador também é o promotor do ginásio.
Em Bangkok existem dois grandes estádios aonde pode-se ver lutas de Muay Thai, eles são o Lumpini e o Rajadamnerm, nos quais eu já assisti algumas lutas. Cada um deles tem lutas em dias diferentes. Alguns dias por semana, principalmente aos domingos, também passam lutas de Muay Thai pela televisão.
Na relação de países onde o Muay Thai é mais desenvolvido a classificação é mais ou menos à seguinte: Em primeiro lugar vem à Tailândia, como não poderia deixar de ser, a seguir vem diversos países onde é difícil precisar uma ordem pois no exterior o Muay Thai tem desenvolvido-se muito. Os países em que o Muay Thai é muito conhecido são: Austrália, Inglaterra, Holanda, França, Japão, Coréia, Estados Unidos, Alemanha, Brasil, etc.
ESTILOS DE MUAY THAI
Em qualquer academia, os ritos de kru possuem algumas peculiaridades que definem e caracterizam o estilo de luta de cada uma. Estas nuances podem-se evidenciar quando se atenta nas bases e posturas dos lutadores tailandeses. De entre os estilos, devem ser citados:
Muay Chaiya - Um estilo do sul da Tailândia, criado na cidade de Chaiya da província de Surat Thani.
Muay Maa Yang - É um estilo subestimado de muay thai original do sul. Apelidado de maa yang vem da expressão jaunts.
Muay Khorat - Com mais de mil anos, o muay khorat apresenta o nome do lugar de sua origem, em Khorat Rachasima que fica situado na região leste da Tailândia.
Muay thasao - Da região norte da Tailândia este estilo tem ênfase na velocidade, especialmente pontapés rápidos. Esta variação de muay boran foi apelidada de ling lom (lit. macaco ventoso).
MAE MAI MUAY THAI
Mae Mai ("técnicas principais") refere-se às principais séries de movimentos técnicos de combate, consideradas manobras básicas empregues num confronto de muay thai. As técnicas desta arte tradicional são agrupadas de forma distinta dependendo dos professores e suas respectivas escolas.Em inúmeros manuais de muay thai, as técnicas são claramente classificadas de acordo com as suas características funcionais.Considera-se o Mae Mai Muay Thai um conjunto de técnicas provenientes do muay thai tradicional. Os principiantes do muay thai aprendem primeiramente estas técnicas antes dos treinos de Look
Mai Muay Thai, tratando-se de técnicas de ataque e defesa consistem em quinze movimentos mais detalhados do desporto.
Técnica, na verdade, é o componente que claramente diferencia um atleta do outro, pois engloba todas as estruturas e elementos técnicos em movimentos precisos e eficazes, por meio do qual um atleta realiza uma tarefa desportiva. A técnica é uma sequência de movimentos baseados na física e na biomecânica.A preparação técnica, objetiva aprender a técnica desportiva de forma racional. É um processo a longo prazo, sem interrupções. Ela deve ser sempre aperfeiçoada, dependendo muito da condição de preparação física do praticante. As técnicas do muay thai são consideradas pelos mestres desta arte, das mais eficazes formas de combate sem elementos associados, seja pois sem armas brancas, porretes entre outros.Este tecnicismo destaca o muay thai entre as outras formas de luta, nomeadamente os seus derivados (como o kickboxing, full contact, entre outros). Técnicas de ataque e defesa são comuns neste tipo de arte marcial uma vez que existe bastante atrito entre os adversários. O muay thai é uma arte de combate de contato, onde a troca de golpes dos lutadores é constante.
CLASSES DE ATLETAS
Sendo que não existe uma graduação no muay thai original da Tailândia, os atletas são classificados de uma forma particularmente simples. Aqueles que nunca participaram em qualquer competição ou que detém no máximo um combate, encontram-se classificados na classe I, de estreantes. Entre os dois e os cinco combates em competição os praticantes residem na classe C, seja pois a de iniciantes. Atletas que permanecem na ordem de seis a dez disputas, são considerados intermediários, salientados então na classe B. Já os que obtiveram um número de combates superior a onze estão pois classificados na classe A de profissionais.Desmistificando as variadas graduações do muay thai pelo mundo, deve ser considerado o fato de que não existe uma graduação na Tailândia. As faixas empregues à cintura como em outras artes marciais não são utilizadas no muay thai.Na Tailândia os lutadores são distinguidos somente pelas categorias de amador e profissional, uma vez que não existe preocupação em atribuir especificamente cada atleta a um grau de classe de escalonamento. Para os tailandeses aquilo que verdadeiramente conta é a experiência de combate do lutador. De outro modo, na Tailândia, as categorias de amador e profissional só existem no papel, pois na maioria das vezes rapazes de dez ou doze anos são já lutadores profissionais. A categoria de lutador amador é mais comummente atribuída a estrangeiros que lutam na Tailândia e não a tailandeses. Nem mesmo as faixas utilizadas no braço possuem qualquer sentido de classificação. Estas, são usadas meramente por tradição e misticismo (para proteção do lutador) e não para demonstrar algum tipo de graduação.
Sistema de graduação no ocidente
Grau
|
Prajiad
|
Cor
|
Praticante
|
1
|
Khan
Nueng
|
Branco
|
Iniciante
|
2
|
Khan
Song
|
Amarelo
|
Iniciante
|
3
|
Khan
Sam
|
Amarelo
e Branco
|
Iniciante
|
4
|
Khan
Sih
|
Verde
|
Iniciante
|
5
|
Khan
Hah
|
Verde e
Branco
|
Intermediário
|
6
|
Khan
Hok
|
Azul
|
Intermediário
|
7
|
Khan
Jed
|
Azul e
Branco
|
Intermediário
|
8
|
Khan
Pad
|
Castanho
|
Avançado
|
9
|
Khan
Kaoh
|
Castanho
e Branco
|
Avançado
|
10
|
Khan
Sib
|
Vermelho
|
Instrutor
em curso
|
11
|
Khan
Sib Ed
|
Vermelho
e Branco
|
Instrutor
|
12
|
Khan
Sib Song
|
Preto
|
Professor
em adestramento
|
13
|
Khan
Sib Sam
|
Preto e
branco
|
Professor
|
14
|
Khan
Sib Sih
|
Prata
|
Mestre
( Arjarn )
|
15
|
Khan
Sib Sah
|
Dourada
|
Grão
mestre
|
No ocidente, devido à necessidade cultural de graduar e avaliar alunos,
algumas federações e alguns mestres criam sistemas de graduação para as
respetivas circunstâncias. Estes sistemas são muito utilizados na Europa,
principalmente nos países como a Inglaterra e França. O mais usual consiste na
faixa de braço (prajiad) com a cor correspondente ao nível do aluno
segundo a avaliação do mestre ou federação.As cores variam de federação para
federação ou de mestre para mestre. Uma coisa que definitivamente o muay thai
não usa em nenhum país do mundo são as faixas na cintura enquanto sistema de
graduação. Com a expansão do muay thai pelo mundo, foi criado um sistema de
graduações que tem como critério a evolução do praticante dentro desta arte
marcial. A graduação simbolizada pelo prajiad resume-se a uma espécie de
tarja colocada num ou no braço direito do praticante (bícep) com a respectiva
cor do sistema de classificação.
Existem quinze tipos de prajiad divergentes na cor, empregues de acordo com
o grau de habilidade e tempo de prática do adepto desta arte marcial.O seguinte
sistema de graduação rege-se segundo a Liga Brasileira de Muay Thai
Tradicional (LBMTT). No entanto, a relação das cores abaixo referidas pode
variar levemente dependendo da região ou federação.
CURIOSIDADES
Apidej Sit-hirun é considerado um lenda viva na Tailândia. Campeão por
muitas vezes em Lumpinee e Rajadamnern, chegou a ser condecorado pelo
Rei da Tailândia. Era conhecido por ter um dos chutes mais fortes do
Muay Thai e também era chamado de o Rei dos Sete cinturões.
O
Nockout mais rápido do evento Storm (evento mais famoso de Muay Thai do
Brasil) foi dado em 12 segundos por Bruno Carvalho da Academia Tiger Gym
- Juiz de Fora - MG
fontes http://martialkombat.blogspot.com.br/
www.google.com
http://mtfight.blogspot.com.br/
http://blogolivar.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta postagem!
Digite aqui a sua opinião.
OExternauta agradece sua participação.