Quando a tecnologia toma conta de nossas vidas, alguns hábitos se transformam, mas continuamos a ter os mesmos gostos e desejos. A satisfação é um sentimento que aflora em nossas mentes todas as vezes em que realizamos uma atividade prazerosa, seja ela qual for; isso é totalmente único.
Pessoas possuem diferente gostos para musica, roupas, lazer, etc. Consequentemente possuem diferentes respostas para a satisfação.
Pura química cerebral, diria o cético, mas a paixão é muito mais que simples reações e equações em nosso corpo. O prazer pode vir de coisas simples, aliás, as coisas mais simples costumam ser as mais prazerosas.
Aos amantes da literatura, o toque das folhas impressas de um livro, o prazer de folhear antecede ao da leitura; por isso não veem o mesmo prazer em ler um e-book.
Com o advento do formato MP3, perdeu-se o prazer de tirar um LP da capa, com todo carinho, colocá-lo em um toca disco e perceber todas as nuances e todos os mínimos sons impressos em um disco de vinil.
As redes sociais estão sepultando o prazer do sorriso ao vivo, de sentir o tom da voz, o prazer do reencontro. Basta uma mensagem off-line, que o outro responde quando puder.
A tecnologia é sem duvida alguma um avanço mais que necessário, mas toda máquina é fria. Falta emoção, sentimento... não existe prazer na eletricidade.
O contato com novos aparelhos, novas máquinas, nos impressiona e nos dá um prazer momentâneo ao adquirir e manipular; nos sentimos como deuses diante de nossa criação. Mas o contato com a natureza nos emociona, revela em nós sentimento muito mais profundo e duradouro, pela sua imponência e grandeza, nos leva a aceitarmos nossa condição humana finita e limitada. Esta constatação fica registrada em nossa mente por muito mais tempo, e o sentimento de prazer é muito mais duradouro; chegamos a sentir prazer somente ao recordarmos tais encontros.
Olhar nos olhos de um amigo, sentir a brisa do mar, o borrifar de uma cachoeira, o silêncio da mata ou o cantar dos pássaros; a beleza da flor, o calor do sol, o barulho da chuva; são experiências sensoriais que nenhuma máquina, ao meu ver, substituirá um dia.
Somos seres dotados de 5 sentidos, use todos eles, sempre que possível.
A busca desenfreada pelo prazer em fontes que não despertam todos os sentidos são causadoras de muitos males, inclusive da morte; não só física, mas psíquica e, muito antes, a morte social.
A migração dos sentimentos em relação ao próximo, seja ele humano ou não; para os sentimentos em relação ás coisas nos afasta de nossa condição dita humana.
Apesar de muito inteligentes, somos animais, no mais puro sentido da palavra. Negar esta natureza nos afasta dos prazeres naturais da vida.
Troque fruta por steak, agua por vodka, ar puro por cocaína, caminhada por "pegas", amor por sexo, reflexão por balada, encontros por internet, e quem sabe; você se torne menos animal e mais máquina.
Frio e burro, como toda máquina.
Uma ótima semana a todos.
fontes: http://www.brasilescola.com
http://pt.wikipedia.org
http://www.google.com
http://www.oexternauta.com