Google+

Navegue no blog

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Semana

As noticias que chamaram a atenção esta semana foram:

Impostos no brasil, impostos do brasil, impostos, pib brasil, pib mundial, ranking
Impostos no Brasil
1º O ranking do PIB mundial em 2011

1- Estados Unidos 15 trilhões de dólares
2- China 7,2
3- Japão 5,8
4- Alemanha 3,5
5- França 2,7

6- Brasil 2,49
7- Reino Unido 2,41
8- Itália 2,1
10- Canadá 1,7
12- Espanha 1,5

É interessante observar que o PIB da China é 3x o Brasileiro e o Americano mais de 6x; além disso o Brasil está a frente de países de primeiro mundo como Itália, Portugal, Espanha, e paraísos como Austrália, etc. Fica provado de uma vez por toda: dinheiro aqui não falta! (lista completa)


donna summer, donna, summer, rainha, rainha dance music, dance music
Donna Summer
2º Morreu Donna Summer, a rainha da disc music, aos 63 anos. Segundo o site "TMZ", ela sofria de câncer de pulmão e acreditava ter desenvolvido a doença depois de inalar partículas tóxicas durante os ataques terroristas de 11 de setembro, em Nova York. Nascida em Boston no dia 31 de dezembro de 1948, LaDonna Adrian Gaine lançou seu primeiro single em 1971 sob o nome de Donna Gaines. A faixa era uma versão de "Sally Go 'Round the Roses", do grupo de mulheres The Jaynetts. A carreira de Donna Summer foi coroada com cinco Grammy, incluindo os de melhor performance vocal feminina em rock e melhor gravação dance, e seis prêmios American Music Awards. A cantora deixa seu marido Bruce Sudano, com quem teve dois filhos, e quatro netos. Ela também teve um filho de seu primeiro casamento, com Helmuth Sommer. ( Sites UOL e G1)



"Casal" gay em manifestação no Uruguai



3º Dia mundial contra homofobia. A manchete já basta!


4º A lista de Rubén Magnano, argentino técnico da seleção brasileira de basquete, nos deixam esperançosos quanto a possibilidade de medalha na Olimpíada de Londres. Nomes esperados como Varejão e Leandrinho, juntamente com o norte-americano naturalizado brasileiro, Larry Taylor formam quase que um time dos sonhos.

Os 13 atletas convocados por Magnano foram:

Armadores: Marcelinho Huertas (Barcelona), Larry Taylor (Bauru) e Raulzinho (Lagun Aro)
Alas: Leandrinho (Indiana Pacers), Marcelinho Machado (Flamengo), Marquinhos (Pinheiros) e Alex (Brasília)
Alas-pivôs: Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers) e Guilherme Giovanoni (Brasília)
Pivôs: Tiago Splitter (San Antonio Spurs), Nenê (Washington Wizards), Rafael Hettsmeishmer (CAI Zaragoza) e Caio Torres (Flamengo)

Paulo Vitor, Anderson Varejão, Leandrinho, varejão, seleção, seleção brasileira basquete, basquete brasil, seleção basquete
Paulo Vitor, Anderson Varejão, Leandrinho

O primeiro torneio preparatório será disputado em São Carlos, cidade natal de Nenê, nos dias 26, 27 e 28 de junho, contra Grécia, Nova Zelândia e Nigéria. Em 5, 6 e 7 de julho, a seleção joga um Super Four com Argentina, México e outra seleção que ainda será escolhida, em Buenos Aires. A partir do dia 12 de julho, o mesmo torneio será disputado em Foz do Iguaçu, quando o treinador já espera ter a lista fechada. No dia 16, haverá um amistoso contra os EUA, em Washington. Nos dias 21 e 22, os amistosos serão em Estrasburgo, contra França e Austrália. O embarque para Londres será no dia 23, e a estreia nos Jogos será contra a Austrália. (Globo esporte)


5º Os clubes do futebol Brasileiro com maior receita em 2011 foram:

1º Corinthians 290 milhões
2º São Paulo 226
3º Internacional 198
4º Santos 189
5º Flamengo 185
6º Palmeiras 148
7º Grêmio 143
8º Vasco 136
9º Cruzeiro 128
10º Atlético Mineiro 99

Leão imposto de renda no Brasil, Leão imposto de renda, leão do imposto, imposto de renda
Leão simbolo do imposto de renda no Brasil


Os 4 grandes clubes da capital do estado de São Paulo juntos somam mais de 853 milhões de reais!! Maior que o PIB de 5 países!! Mas o que interessa nisso é que o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, conseguiu reatar as relações da entidade com os políticos brasileiros, para solucionar a dívida de R$ 4 bilhões dos clubes brasileiros.
Ou seja, clubes e bancos fraudam  impostos e são recebidos pelos políticos para "solucionar" este crime; enquanto a população se arrebenta pra pagar esta singela lista. Veja também o impostômetro!


Mas no fundo eu acho que Neymar e companhia ganham mal, por isso vamos dar aumento salarial pra todo mundo...                ... jogadores de futebol, banqueiros e políticos...       ... o povo paga!!



terça-feira, 15 de maio de 2012

Brasil genial


Tábata Amaral de Pontes, filha de um cobrador de ônibus e de uma vendedora de flores, passou para Harvard e outras cinco universidades americanas.

Ela estudou em escola pública durante todo o ensino fundamental. Com apenas 17 anos já é uma medalhista olímpica. Participante das olimpíadas de Física, Matemática, Química, Robótica, Informática, Astronomia e Linguística, a estudante já conquistou 31 medalhas nos últimos seis anos. A primeira medalha foi uma de prata que veio aos 12 anos, em 2005, quando ela fez sua estreia nos torneios estudantis com a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). No ano seguinte, ganhou o ouro e bolsa de estudos da escola Etapa. Somente nas Olimpíadas Brasileiras de Física, organizadas pela SBF, Tábata já foi premiada com três medalhas. Outras três foram conquistadas nas Olimpíadas Paulistas de Física.
 

"Quando soube [da aprovação em Harvard] comecei a chorar muito, perguntava se podia mudar o resultado. Eram duas da manhã, liguei para minha mãe, meu pai ficou super emocionado. Chorei duas horas seguidas", diz Tábata.


A garota agradece ao fato de ter tido acesso ao resultado de Harvard antes do previsto. Três dias depois que soube da aprovação, o pai morreu. Se soubesse somente na última quinta-feira, não teria como ter contato a ele. "Foi muita sorte. Ele acreditou em mim e eu cumpri minha promessa. Ele ficou muito feliz, nem conseguiu mais dormir naquela noite. Que bom que deu tempo de falar, de qualquer forma ele saberia do céu, mas foi bom contar", afirma.

Tábata Amaral de pontes, entrevista, JN , 2007,medalhas de olimpíadas, aprovada, vestibular Fuvest, física USP
Tábata Amaral deu entrevista ao 'JN' em 2007 (no alto, à esq.), colecionou medalhas de olimpíadas estudantis e foi aprovada no último vestibular da Fuvest para o curso de física da USP (Foto: TV Globo/Reprodução/Divulgação)

A jovem foi aluna do Colégio Etapa, em São Paulo, como bolsista. Como seus pais não tinham como arcar com suas despesas de transporte e alimentação, o Etapa passou a custear um quarto em um hotel próximo à escola, além de pagar as refeições da estudante. Atualmente, tornou-se funcionária do colégio: é professora de química e astronomia dos alunos que participam de olimpíadas.

Para estudar nos Estados Unidos também terá bolsa de estudos e ajuda de custo.

Tábata estuda física na Universidade de São Paulo (USP).  Ela foi convidada por algumas universidades para uma visita. "É bem provável que escolha Harvard, mas quero pensar direitinho. Quero conhecer as universidades que me convidaram, visitar laboratórios, pensar na minha vida e digerir o que aconteceu. Na volta tomarei uma decisão bem tomada."

A jovem quer mesclar os estudos entre astrofísica e ciências sociais. Quer trabalhar com educação, ajudar pessoas e retribuir as oportunidades que teve na vida.
Tábata Amaral em reportagem do 'Fantástico' exibida no dia 4 de março (Foto: TV Globo/Reprodução)
dia 4 de março (Foto: TV Globo/Reprodução)

A vontade de aprender vem junto com a de ensinar. Há três anos, Tábata criou o Vontade Olímpica de Aprender (VOA), um projeto que visa incentivar estudantes de escolas públicas nas olimpíadas. As aulas ocorrem sempre aos domingos de manhã em uma escola pública na Vila Mariana. Atualmente são cerca de 180 alunos.

"O VOA é meu xodó e o projeto vai continuar sem mim. Quero convencer ex-alunos a se tornarem professores. E vou ajudar pela internet, não quero me desligar", diz.


Leia trecho da entrevista de Tábata para a Sociedade Brasileira de fisica

SBF – Quando começou seu interesse pela ciência?
Tábata Na quinta série do ensino fundamental...

SBF – No que as olimpíadas mais te ajudaram durante a escola?
Tábata Enquanto treinava para as olimpíadas, estava ao mesmo tempo, estudando de uma maneira aprofundada para o colégio...

SBF – Que mensagem você deixaria aos estudantes e professores do ensino médio para que eles também participem dessas olimpíadas?
Tábata Com certeza aprender é muito bacana. Fazer parte do "mundo olímpico" é uma experiência linda e a forma mais divertida de conhecer pessoas incríveis e ainda por cima aprender um bocado, tanto cientificamente como pessoalmente. (Leia na íntegra)


è nóis mano...

Super TV



 Saudosismo pra quem gosta de tecnologia é uma contradição. Ainda mais nestes tempos em que o futuro chega em apenas alguns meses.


Evolução dos celulares, evolução, celulares, celular antigo, linha do tempo
Evolução dos celulares

Na década de 1980 telefone era coisa pra poucos no brasil. E esperávamos o ano 2000 como se ele fosse um objetivo quase impossivel de ser alcançado.  Foi alcançado e ultrapassado, deixado para trás pelas novas tecnologias de comunicação. Não estou falando de celulares que ficam obsoletos depois de 90 dias; estou dizendo de meios de comunicação.
televisor 3d, tv 3d, televisão 3d, 3d, tela 3d, tv lcd 3d, tv lcd, lcd
TV 3D
  


A Sony e a Panasonic estão em processo de negociações para produzir conjuntamente televisões de tecnologia de eletroluminescência orgânica (OEL, na sigla em inglês) de grandes dimensões, disse o jornal diário de negócios Nikkei. As companhias planejam lançar televisores OEL de 55 polegadas ainda neste ano, informa o jornal.


 

Rádio a pilha, radio portátil, radio, radio antigo, radio, radio am/fm, radio am, radio fm
Radio a pilha, uma revolução
Até o rádio, companheiro inseparável dos trabalhadores agora é ouvido em celulares e através da internet.
Tanta informação ao alcance das mãos contribuem para o lado mais creul da tecnologia; o distanciamento humano.

Navegamos e esquecemos do mundo a nossa volta.

Juntar o util ao agradável é o desafio das novas plataformas de relacionamentos. Unir o que parece tão distante; mesmo que seja o meu vizinho do lado, que mal conheço, mas tem um site maneiro...


Aparelhos sofisticados elevam o status, o ter como sempre continua sendo o carro chefe desta sociedade consumista.

Cada um vale o que tem”, diria o outro.

Eu tenho um blog.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

A cronica das moscas


 

No fundo, todo mundo é organizado


É amigo, mesmo que no teu quarto toalhas molhadas tenham tomado o lugar dos tapetes, e papeis velhos estejam cobrindo tua mesa de trabalho, bem no fundo tu não terias como negar tua natureza organizadíssima. Duvidou? Pois faça-me o favor, então, de ficar mais por dentro da trabalheira que teu querido DNA tem para se manter todo bonito e empacotadinho dentro do núcleo de tuas células. Organização é apelido pr’aquela aula de origami de ordem microscópica. :D 

Nada como um ambiente de trabalho saudável e limpinho

Comecemos por partes: se a dupla hélice de todos os 46 cromossomos de uma célula humana pudesse ser esticada de ponta a ponta, ela teria aproximadamente 2 metros de comprimento! Entretanto, o núcleo, onde o DNA é guardado, tem apenas 6 micrômetros de diâmetro. Isto seria o mesmo que tentar meter 40 quilômetros de um fio dentro de uma bola de tênis! Não é mole não! Então tu podes imaginar, com a quantidade de células presentes nos tantos tecidos do corpo, a coisa no mínimo ridícula que seria ter essas fitas de DNA pulando pra fora do teu corpo (não que isso realmente fosse acontecer, mas a ideia é tão divertida… e não pude evitar de pensar logo na imagem do dr. Octopus, do Homem Aranha… se bem que “aquilo” não são fitas de DNA e, mesmo que fossem, não seria assim tão estilo, fala sério).


Só o Dr. Octopus consegue fazer coisas estranhas surgindo do corpo ser uma coisa estilosa


Continuando! Para nosso DNA ser guardado bonitinho dentro do núcleo, ele é organizado no que chamamos de cromatina, que compraz o próprio DNA e diversas proteínas acessórias, que fazem o empacotamento em si. E essas proteínas tem presença, meus amigos! A cromatina é composta praticamente de metade DNA, metade proteínas.
Para ficar no seu grau máximo de empacotamento, o DNA é dobrado em diferentes níveis de organização:
1) O primeiro deles é o chamado nucleossomo: a fita dupla de DNA é enrolada 1,65 vezes ao redor de um núcleo composto por 8 histonas (dois dímeros de H2A e H2B + um tetrâmero de H3 e H4; sendo cada um desses “Hs” um tipo de histona). A porção de DNA que fica entre os núcleos é chamada de “DNA de ligação” e, na verdade, quando falamos “nucleossomo”, estamos nos referindo ao núcleo com a fita enrolada + o DNA de ligação adjacente! E costuma-se chamar esta estrutura formada (núcleos + DNA de ligação) de “colar de contas”, “colar de pérolas”, ou ainda “beads on a string”… porque realmente parece com isso, quando a estrutura está relaxada ;-)
2) O colar de contas agora se enrola (provavelmente seguindo um ziguezague) na fibra de 30nm (porque esta é a largura da estrutura formada), já ficando com um aspecto mais “amassado”. A ligação entre os próprios nucleossomos, para deixar a estrutura geral mais apertada, é realizada principalmente por ligações entre as caudas das histonas (sim, elas tem caudas, e estas tem muitas outras funções bem satisfatórias, que explico em outro post), principalmente as da histona H4. Além disso, uma histona adicional, H1, que é bem maior e menos conservada evolutivamente que as outras quatro, auxilia nesse super empacotamento (ainda não se sabe bem como, however).
3) A fibra de 30nm, por sua vez, forma alças contíguas, alcançando a largura de 300nm. Esta estrutura, por sua vez, se enrola ainda mais, formando uma fita super gorda de 700nm, que forma os cromossomos metafásicos que conhecemos (onde o DNA alcança seu estado máximo de empacotamento).
Certamente tudo isso vai ter bem mais sentido depois de ver essa imagem abaixo:
 
Empacotamento de DNA em diferentes níveis de organização


E isso foi só o início da “bagunça”, meus queridos! Não vou nem começar a falar de todos os padrões epigenéticos e alterações que essas histonas podem sofrer, e que acabarão interferindo diretamente na expressão dos genes presentes nas regiões com diferentes graus de empacotamento. Isso fica para um próximo post ;)
Depois dessa aula de organização e foco empresarial, não duvido que muitos leitores (e, COF COF, blogueiros) se sintam levemente envergonhados por manterem um aspecto exterior tão diferente do interior, né? Eu sugiro procurar umas histonas aí pra ajudar, porque acho que o DNA não deve estar menos envergonhado do que nós por ser tão mal representado exteriormente…


Links da figura de empacotamento de DNA: http://biology200.gsu.edu/houghton/2107%20’12/Figures/Chapter9/figure9.6.jpg


Muitas informações aqui eu peguei do livro “Molecular Biology of the Cell” (Alberts e colaboradores. 5ª edição. New York, 2008). Aliás, a ideia do post veio justamente por eu estar estudando o assunto pra bendita prova de mestrado ;-) 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------


copio mesmo...