A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música.
Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos com alguma influência indígena,
é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando
primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas,
cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.
História
Mais do que uma técnica de combate, a capoeira, surgiu como uma esperança de
liberdade e de sobrevivência, uma ferramenta para que o negro foragido,
totalmente desequipado, pudesse sobreviver ao ambiente hostil e
enfrentar a caça dos capitães-do-mato, sempre armados e montados a cavalo.
Mestre Bimba |
Esta arte marcial genuínamente brasileira teve sua época marginal, devido a grande parte dos negros terem sido marginalizados e, naturalmente, com eles a capoeira, foi inevitável que diversos capoeiristas começassem a utilizar suas
habilidades de formas pouco convencionais. Muitos começaram a utilizar a
capoeira como guardas de corpo, mercenários, assassinos de aluguel,
capangas. Grupos de capoeiristas conhecidos como maltas aterrorizavam o Rio de Janeiro. Em pouco tempo, mais especificamente em 1890, a República Brasileira decretou a proibição da capoeira em todo o território nacional. Qualquer cidadão pego praticando capoeira era preso, torturado e muitas vezes mutilado pela polícia.
Mestre Pastinha |
Em 1932, um período em que a perseguição à capoeira já não era tão acentuada, Manoel dos Reis Machado ou mestre Bimba, exímio lutador no ringue e em lutas de rua ilegais, fundou em Salvador a primeira academia de capoeira da história. Que devido a proibição ainda existente no código Penal, Bimba chamou seu novo estilo de Luta Regional Baiana.
Aos poucos a perseguição foi-se esvaindo, e pouco depois, a iniciativa de mestre Bimba foi seguida pelo Mestre Pastinha (Vicente Ferreira Pastinha), outro importante incitador, baseando-se numa abordagem mais tradicional.
A Bahia continuava sendo o centro nevrálgico da Capoeira até a década de 1960. Muitos Mestres, atraídos pelas possibilidades econômicas do Sul, começaram a emigrar para o Rio de Janeiro e São Paulo. A Capoeira, aos poucos, espalhava-se pelo Brasil inteiro. Com isso surgiram diferenças zonais. Na Bahia, sempre estarão presentes, o aspecto da luta, a malícia e a teatralização. No Sul, os movimentos estarão mais próximos das artes marciais e da ginástica.
A Bahia continuava sendo o centro nevrálgico da Capoeira até a década de 1960. Muitos Mestres, atraídos pelas possibilidades econômicas do Sul, começaram a emigrar para o Rio de Janeiro e São Paulo. A Capoeira, aos poucos, espalhava-se pelo Brasil inteiro. Com isso surgiram diferenças zonais. Na Bahia, sempre estarão presentes, o aspecto da luta, a malícia e a teatralização. No Sul, os movimentos estarão mais próximos das artes marciais e da ginástica.
As Duas Correntes
Capoeira Angola
A Capoeira Angola foi recuperada pelo Mestre Pastinha com a abertura
da sua academia em 1941. Consiste na forma mais tradicional de
Capoeira, altamente ritualista, remontando à herança tribal de África, e
chega a ser considerada (sobretudo pelos seus praticantes) como a
“verdadeira Capoeira”.
Capoeira Regional
A Capoeira Regional tem a sua origem no Mestre Bimba, que
considerava que esta arte estava a perder progressivamente a sua
componente de luta. Uma vez que se tratava de uma prática proibida, os
capoeiristas remetiam-se à clandestinidade, sendo cada vez menores em
número e sem comunicação entre si. O Mestre Bimba pretendeu lutar
contra esta tendência, e começou a recuperar práticas e movimentos
antigos, definiu uma filosofia e código próprios, e concebeu mesmo
novos golpes. É a ele que se deve a criação da primeira academia de
Capoeira do mundo, e com o seu ativismo, é também considerado o
principal impulsionador para a legalização, aceitação e valorização
social e cultural deste patrimônio brasileiro. A Capoeira Regional é
assim uma abordagem moderna de Capoeira, devidamente organizada e
hierarquizada, e é de longe a corrente mais praticada.
O Ritual
A Música
A música é parte essencial da Capoeira, onde o maior
protagonismo é o berimbau. Integra ainda uma bateria com vários instrumentos, a maioria de precursão. Os membros da roda acompanham a música com
cantares típicos. A
importância da música é tal que o Mestre Bimba afirmou mesmo que um
verdadeiro capoeirista tem que saber lutar tanto como tocar e cantar!
A Roda
A roda de Capoeira é onde decorre a ação, criando um círculo no
interior do qual se defrontam os capoeiristas. Os restantes elementos,
sejam adversários à espera da sua vez, sejam os músicos, seja mesmo o
público em geral, criam um círculo com uma média de 5 metros de
diâmetro.
O Jogo
O jogo é o confronto entre os dois praticantes. Esta “luta” não implica, na generalidade, contacto físico,
mas antes uma demonstração das capacidades. Cada ataque fica-se pela
ameaça, sendo que antes de ser concretizado já o adversário terá
efetuado uma manobra defensiva que o evitaria. A sucessão de movimentos
gera uma verdadeira dança, com gestos elegantes, ágeis e acrobáticos, recorrendo com
frequência a saltos mortais e outras manobras.
- Ginga
A Ginga é o movimento base de Capoeira, e ao mesmo tempo o mais célebre. Consiste numa “dança” de pés triangulares, balançando os braços ao ritmo do corpo, que servirá também de preparação para os movimentos. É inconfundível. - Ataques
Os movimentos ofensivos utilizam maioritariamente as pernas, com ataques de pés e joelhos. Os cotovelos são também utilizados com alguma regularidade, ao passo que murros e outros golpes de mãos não são utilizados em Capoeira. Um golpe também utilizado com frequência é a cabeçada! - Defesa
A defesa consiste na grande maioria no recurso a manobras evasivas, e eventualmente, contra-ataques. Daí que a Capoeira possa ser vista como um jogo de movimentações, em que se considera que o atacante teve sucesso quando efetuou manobras tais que deixou o adversário sem escape possível. - Volta ao Mundo
Quando uma manobra é concluída (como na situação anteriormente descrita) ou na eventualidade de qualquer outra interrupção do ritmo do jogo, os dois capoeiristas afastam-se e circulam calmamente pelos limites da roda, dando a “volta ao mundo”.
Estes são os “episódios” do ritual de um jogo de
Capoeira, havendo pormenores e especificidades quer na Capoeira
Regional, quer na Angola.
Um bom capoeirista deve se apresentar para a prática do esporte vestido
com seu "abadá", ou seja, calça de helança branca e camisa regata de
malha branca, contendo estampado na frente e nas costas o símbolo ou
escudo do grupo ou associação ao qual representa. Ainda hoje, os capoeiristas que
praticam e cultuam o jogo de Angola, se vestem
de terno de puro linho branco, camisa de seda pura, lenço no pescoço,
chapéu de Panamá, sapato lustrado e meia. Se vestindo assim, tão
sociais, os mestres mais antigos vão para o jogo da capoeira onde, eles
dizem, o bom capoeira sai do jogo com o terno limpo e ainda com o chapéu
na
cabeça .
Filhos de Mestre Bimba |
Grandes Mestres, Grandes Grupos
Mestre Bimba e Pastinha dispensam apresentações Mestre Suassuna: Grupo Cordão de Ouro; Mestre Burgues: Grupo Muzenza; Mestre Camisa: Grupo Abada; Mestre Barrão: Grupo Axé Capoeira; Mestre Luiz Medicina e Magrelo: Grupo Raça; Mestre Lobão: Grupo besouro Manganga; Mestre Mão Branca: Capoeira Gerais; Mestre Quebrinha: Grupo Ginga Brasil; Mestre Jogo de dentro (angola); Mestre Canseira (angola); Mestre Joel; Mestre Acordeon; Grão Mestre João Pequeno;
Lendas
Mestre Bimba e Pastinha dispensam apresentações Mestre Suassuna: Grupo Cordão de Ouro; Mestre Burgues: Grupo Muzenza; Mestre Camisa: Grupo Abada; Mestre Barrão: Grupo Axé Capoeira; Mestre Luiz Medicina e Magrelo: Grupo Raça; Mestre Lobão: Grupo besouro Manganga; Mestre Mão Branca: Capoeira Gerais; Mestre Quebrinha: Grupo Ginga Brasil; Mestre Jogo de dentro (angola); Mestre Canseira (angola); Mestre Joel; Mestre Acordeon; Grão Mestre João Pequeno;
Lendas
A Capoeira é uma tradição cercada de histórias e lendas. alguns mestres capoeiristas, chamados de "bambas" se tornaram lenda. Entre eles estão os já citados mestres Bimba e Pastinha. Estão também: Cobrinha Verde, Caiçara, traíra, Curió, João Pequeno, João Grande, Waldemar e Canjiquinha. E claro, mestre Besouro, que se tornou tema de filme.
fontes
http://www.google.com.br
http://www.capoeiradobrasil.com.br
http://www.anpocs.org.br
http://lutasartesmarciais.com
http://pt.wikipedia.org
http://capoeiraexports.blogspot.com.br