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sábado, 22 de setembro de 2012

Grito pela paz

Logo de inicio leia alguns dados alarmantes:

- O Brasil possui 12% da água doce do planeta;
- 61% da demanda de água no Brasil é utilizada para atividades agrícolas;

bem, até aqui parece estar tudo bem, não é? Continuemos:

- 60% do milho cultivado é utilizado para produção de ração animal;
- 97% do farelo de milho também tem a mesma destinação;
- Estimativas indicam que durante o procedimento de abate de animais para consumo de carne chegue a 650 milhões de litros d'agua por dia apenas no Brasil.
- Em 2008 foram criados e abatidos mais de 67 bilhões de animais terrestres para produção de carnes, leite e ovos;
- Para produzir 1 Kg de bife de gado são gastos 37 Kg de grãos, 24.450 litros de água, 3,8 litros de gasolina e 16 Kg de solo erodido;
- Só o gado dos EUA produzem 140 vezes mais fezes e urina que a soma da população mundial;
- 51% do CO² emitidos para atmosfera provém da industria de carne, contra apenas 13% produzida por veículos;
- O gás metano produzido pelo gado é 25 vezes mais letal que o CO²;
- 30% das terras desmatadas são pasto e 50% da produção agrícola é para produzir ração.

Estúpido achar que isto é correto. Não sou vegetariano, ainda...

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Paulo Antônio de Almeida Bastos publicou na Revista Caros Amigos, Ano XI Número 125 Agosto 2007; "A violência contra os animais", leia alguns trechos:

 Assistimos hoje a violência campeando em todo o mundo. No entanto, muitos tentam entender o fenômeno e se perguntam "de onde vem tanta violência?", mas, para mim, o ponto central não é nem sequer citado como causa: a violência imposta aos animais.
Com o ciclo vicioso de torturar, matar, castrar, retirar chifres, ferrar, marcar (tudo sem anestesia) vamos nos tornando insensíveis. Como vamos querer nos portar com ternura, se o que comemos é puro sofrimento?
Sem falar que não precisamos mais comer cadáver, devido à grande variedade de alimentos saudáveis. A indústria da carne é crudelíssima e todos que a alimentam são também os grandes culpados.
Mas é mais fácil, devido à nossa hipocrisia, não querer nem ouvir falar sobre isso para não termos sentimento de culpa, não sermos responsabilizados e não termos que pensar no problema. Assim, com essa amnésia conveniente, continuaremos a dar vazão ao nosso "fino" paladar. “Eu não mato os animais”, é muito cômodo. Mas se alguém paga um outro para cometer um crime contra um ser humano, esse que pagou não é tanto ou mais culpado? Por que, então, com os animais é diferente para quem financia a sua morte? Como bem lembrou Paul McCartney, "se os abatedouros tivessem paredes de vidros, poucos comeriam carne".
Vamos desmatando nossas florestas para que outros países ainda possam manter a sua pouca cobertura vegetal.
Já acabamos com a Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. Agora estamos destruindo a Amazônia. O mais hipócrita é que muitos se preocupam com a destruição desta enorme floresta, mas a carne oriunda de lá está no nosso prato de cada dia. Outra hipocrisia é ecologista defender floresta e comer carne. Sugiro que se divulge como vivem e morrem hoje os animais, como são fabricados os caldos de galinha (pintinhos machos ou os mais fracos e doentes recém-nascidos, triturados vivos), como são feitas as rações, lingüiças e salsichas (muitas vezes com pedaços do bicho doente), como transformaram os animais em máquinas, que muito sofrem para se extrair estrogênio, leite e ovos e como essa atividade polui e destrói tudo que existe no meio ambiente.
Outros pontos: por que será que a carne nos açougues continua vermelha em vez de azul, já que as enzimas putrecina e cadaverina já estão fazendo o seu trabalho de putrefação? Devido ao conservante/corante avermelhado e cancerígeno, que está proibido em várias partes do mundo e é liberadíssimo aqui no Terceiro Mundo. Por que a geração de humanos atual está mais alta do que a anterior? Será só devido à genética ou pelo fato do excesso de hormônios dados aos animais? Por que a indústria da carne não mostra os seus bastidores?
Despertem, pessoal! Paulo Antônio de Almeida Bastos é mestre em lingüística (UFMG) e servidor concursado do TJMG. 

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Pesado? Também achei quando li...

E assim vamos vivendo, o que incomoda jogamos para baixo do tapete, e vamos em frente, reclamando das consequencias, sem extirpar a causa!!

Fui... hoje tem churrasco!!

Ps.: Esta postagem não possui imagens por serem fortes demais!

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Escola nas nuvens

A ideia de compartilhar conteúdo educativo "em nuvem" é um oásis, um refúgio neste meio com tanto lixo, que é a Web. E um jovem gênio, Diogo Souza Machado, nascido em 16 de julho de 1991 em Cachoeiro de Itapemirim, ES, pôs esta idéia em prática quando era administrador de sistemas no Centro Universitário São Camilo.

Isso lhe rendeu o premio Microsoft Educadores Inovadores de 2010.

Com "apenas uma formação técnica", Diogo não se considera gênio, diz que é somente esforçado.

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A formação "em nuvem" consiste em computadores que compartilham conteúdo sem armazená-lo diretamente na máquina, isso evita a perda de dados, tão comum no caso de vírus ou formatação do computador. Este sistema educativo demorou quatro meses para estar em funcionamento, e hoje é mantido pelos próprios alunos, Diogo apenas oferece suporte, em sua própria casa através do computador ligado á rede.

nuvem de computadores, sistema nuvem

A perda de dados é sempre um transtorno para usuários, por isso a utilização deste sistema. Quem já "perdeu" um relatório, trabalho, etc; sabe bem o que é isso. Empresas perdem muito dinheiro quando isso acontece. "A nuvem" parece ser a tendencia do mercado.

ligado na nuvem, programa em nuvem
Compartilhar desta forma torna além de mais seguro o processo, a busca de informação é otimizada, por estar centralizada em uma rede, não sendo desviada, nem tornando a busca infinitamente mais demorada por toda a web.

Considerado um dos 10 jovens gênios Brasileiros pela Revista Galileu, ele recebeu como prêmio um notebook e uma viagem à África.

No dia 09 de agosto deste ano, a câmara Municipal de Cachoeiro homenageou Diogo e mais quatro alunos que se destacaram recentemente em suas atividades escolares. Além de todos os vereadores, a sessão contou com a presença do prefeito municipal Carlos Casteglione e de autoridades municipais das áreas de educação e cultura. “A homenagem aos jovens estende-se a toda a comunidade escolar, responsáveis por estimular nas crianças o desejo de aprender”, disse o presidente Júlio Ferrari. “Temos que destacar, na vida escolar de todas essas crianças, a importância da família. É lá que elas constroem a base de sua vida, em todos os sentidos”, elogiou o vereador Professor Léo. Esta homenagem foi para comemorar o Dia do Aluno, 12 de agosto.

Reportagem Exibida pela TV Gazeta





Como aqui somente são valorizados cantores e jogadores de futebol, muitos deste estudantes são desconhecidos. Geralmente, apenas quando alcançam reconhecimento no exterior que são "descobertos" por aqui. Descobriram o Brasil, falta descobrir os Brasileiros!

Dizem que no Espirito Santo só existe a fábrica da Garoto... sacanagem!

E você, o que tem feito para a posteridade? Hum... fraquinho, hein?


terça-feira, 18 de setembro de 2012

Cordel, um patrimonio

Você conhece literatura de cordel?

E a Academia Brasileira de Literatura de cordel?

cordel, literatura, cordelista, academia brasileira

A Academia foi fundada no dia 7 de setembro de 1988. Na diretoria, assim constituída, eram somente três os cordelistas: o presidente, Gonçalo Ferreira da Silva, o vice, Apolônio Alves dos Santos e o diretor cultural, Hélio Dutra. 

Hoje conta com 40 cadeiras, e uma rica história. Tão rica que esta postagem será pequena, por mais que tente aqui definir, homenagear ou documentar este movimento cultural tão pouco conhecido por nós.

A região nordeste do Brasil, tão pouco reconhecida como berço cultural, e tão exuberante em manifestações populares, nos enchem de orgulho com este formato inusitado de poesia.

A cultura nordestina está sempre presente aqui no Blog, por causa das raízes dO Externauta... ou não.

Uma palhinha foi dada por ninguém menos que Patativa do assaré, e agora , por Zé da Luz:

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zé da luiz, severino de andrade silva, cordel, cordelista
Ai! Se sêsse!...


Se um dia nós se gostasse;
Se um dia nós se queresse;
Se nós dos se impariásse,
Se juntinho nós dois vivesse!
Se juntinho nós dois morasse
Se juntinho nós dois drumisse;
Se juntinho nós dois morresse!
Se pro céu nós assubisse?
Mas porém, se acontecesse
qui São Pêdo não abrisse
as portas do céu e fosse,
te dizê quarqué toulíce?
E se eu me arriminasse
e tu cum insistisse,
prá qui eu me arrezorvesse
e a minha faca puxasse,
e o buxo do céu furasse?...
Tarvez qui nós dois ficasse
tarvez qui nós dois caísse
e o céu furado arriasse
e as virge tôdas fugisse!!!


Severino de Andrade Silva (Zé da Luz), nasceu em Itabaiana, PB, em
29/03/1904 e faleceu no Rio de Janeiro-RJ, em 12/02/1965 


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A imagem do som

O Externauta é fã de música, eclético, gosta de "quase" tudo que toca por aí. Mas, para considerarmos uma musica boa, é importante saber alguma coisa sobre ela, concordam?

Não apenas a questão da sonoridade, ou "batida", que nos atrai; mas a estrutura que compõe a melodia, seus timbres e notas, acidentes, etc... xi, ♫ ♪ complicou? ♫ ♪ compliquei ♪ ♫

Então vamos saber um pouco mais:

Propriedades do som musical:

Notas musicais: é bastante difícil dar uma definição precisa do que são exatamente as notas musicais, ou do que significa falar sobre elas. Para nós aqui, basta dizer que elas são “lugares” específicos dentro das diferenças de altura dos sons perceptíveis por nossa audição. Na tradição musical européia, as notas musicais são 7: DO, RE, MI, FA, SOL, LA, SI. Nos países de língua germânica os nomes seguem uma tradição ainda mais antiga: A (LA), B (SI), C (DO etc.), D, E, F, G.

Altura musical: é a propriedade do som que permite distinguir sons graves de sons agudos;

Intensidade musical é a propriedade do som que permite distinguir sons fortes de sons fracos;

Timbre musical é a propriedade do som que permite distinguir sons criados em instrumentos diferentes, ou diferentes formas de se tocar um instrumento. Às vezes o timbre é chamado de “a cor do som”;

Pauta musical ou pentagrama: conjunto de 5 linhas paralelas (numeradas de baixo para
cima) usadas para representar a sucessão de notas em uma obra musical. As notas são representadas por “pontos” dentro da pauta, sobre as linhas ou nos espaços entre elas. O alto do pentagrama está associado a notas agudas; a parte de baixo do pentagrama está associada a notas graves. Entretanto, a escrita das notas no pentagrama é relativa; ou seja, a determinação de representação de cada nota é dada pela de suas vizinhas. Assim, se determinamos uma nota na pauta, as outras são definidas automaticamente, mas a colocação das claves determina a nota de referência em cada conjunto de notas;

Clave: sinal colocado no início do pentagrama para definir as notas de cada linha ou espaço da pauta. Às vezes estes sinais podem mudar no meio de um pentagrama. As claves determinam as notas apontadas na partitura, a partir das quais as outras notas podem ser determinadas.




Esta é a clave de sol escrita na pauta.
clave e pauta
Ela sempre será escrita na 2ª linha da pauta.

E a nota que estiver escrita na segunda linha terá o nome de SOL.
nota sol, clave sol, pauta

No desenho abaixo vemos a mudança do nome das notas devido a mudança da "Clave"
 

clave, claves, partitura, pentagrama


Duração musical: é a propriedade do som que permite distinguir sons longos de sons curtos, são representados pelas figuras:

figuras, semibreve, minima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa, semifusa




Notas simultâneas: a escala horizontal de um pentagrama representa a sucessão das notas no tempo. Notas sobrepostas no mesmo ponto da pauta, portanto, devem ser tocadas simultaneamente. Ao se colocar notas simultâneas na pauta, deve-se ter o cuidado de não cruzar os pontos na pauta, especialmente em notas subseqüentes;

Sistema: Para anotar grupos musicais com instrumentos tocando ao mesmo tempo, usa-se então várias pautas sobrepostas, que são tocadas simultaneamente. Cada conjunto destas pautas é chamado de sistema de pautas (ou de instrumentos), e numa peça musical normalmente um mesmo instrumento é representado sempre pela mesma pauta dentro de cada sistema. Notas tocadas ao mesmo tempo em vários instrumentos vão aparecer na partitura como notas com alinhamento vertical entre as diferentes pautas simultâneas.

Difícil? Um pouco. 

A teoria musical é realmente um campo vasto e intrigante. Nesta introdução, vimos alguns dos elementos fundamentais desta teoria.Com mais algumas figuras representativas, e muito estudo, chegamos a isto:



grieg, sonata, violoncelo e piano, opera 36, movimento 1


Fontes: 
ETE – Curso Técnico em Regência (Ourinhos – SP)
Apostila - Estruturação e Linguagem Musical (2011)
http://www.marcelomelloweb.cjb.net 

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Apesar desta publicação não ser voltada a musica clássica, a teoria é parte dela, por isso talvez a semelhança com outra postagem do blog.

Outras postagens musicais: 


Sinfonicas e Sinfonias


Für Elise

Moda de Viola


Dia do Choro


Video "A Historia da Música"



Então é isso, continuo em minha incessante pesquisa por partituras de "Funk",  quem tiver favor enviar para e e-mail: nãoquero@nemdegraça.com

Abraço galera