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domingo, 5 de agosto de 2012

Sinfonicas e Sinfonias

A musica clássica ou musica erudita é  talvez o que mais aproxima o homem de Deus, ou não; mas O Externauta tem um respeito enorme por maestros, compositores e musicos que formam uma orquestra.
É a união da perseverança, do talento e do respeito que torna possivel a perfeita sintonia de vários instrumentos, com seus diferentes timbres, se transforme em uma melodia cheia de vida e sentimento.

O Externauta não sabe muito de sinfonicas, mas sabe apreciar o talento.
E você? o que sabe de orquestras e sinfonias? Entre aqui e faça este teste simples e saiba o quanto você sabe sobre este assunto... não vale colar!

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Bem, Uma orquestra tem quatro famílias (ou naipes) de instrumentos:

CORDAS
    O naipe de cordas é formado por: violinos; violas; violoncelos; contrabaixos e harpa.
MADEIRAS
    O naipe de madeiras é formado por: flautas e flautim; oboés e corne inglês; clarinetes e clarinete baixo; fagotes e contrafagote.
METAIS
   O naipe de metais é formado por: trompas; trompetes; trombones e tuba.
PERCUSSÃO
   Os principais instrumentos de percussão são: tímpanos (timbales); bombo; caixa; pratos; xilofone; celesta; castanholas; gongo (tantã); maracas; triângulo...

A localização dos naipes da orquestra na plataforma de concerto obedece a uma razão prática. Por causa das características comuns a cada família, os instrumentos de cada naipe são dispostos lado a lado ou uns atrás dos outros, formando grupos. A plataforma é construída em planos sucessivamente elevados e os naipes são dispostos de forma a proporcionar um equilíbrio e uma combinação dos variados sons e timbres instrumentais. O regente (maestro) deverá poder ouvir cada instrumento com a maior clareza, assim como, cada instrumentista deverá poder ver o regente.

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Sinfonia é uma peça (música) para orquestra construída na forma-sonata. As composições são divididas em quatro períodos distintos:

Período barroco 

A música barroca caracteriza-se pelo uso de complexos contrapontos tonais e pelo uso de uma linha contínua de baixo. Os inícios da forma sonata foram estabelecidos na canzona, bem como uma noção mais formal de tema e variações. As tonalidades maior e menor também tomaram forma como meio de administrar a dissonância e o cromatismo na música

Período clássico

O período clássico, que vai de cerca de 1750 a 1820, estabeleceu muitas das normas de composição, apresentação e estilo do gênero. Foi durante este período que o piano se tornou o principal instrumento de teclado.

Período romântico

A música do período romântico, que vai aproximadamente da segunda década do século XIX ao início do século XX, caracterizou-se por uma atenção cada vez maior a uma linha melódica extensa, assim como elementos expressivos e emotivos, paralelando o Romantismo nas outras formas de arte.

Períodos moderno e contemporâneo 

O período moderno se iniciou com a música impressionista, de 1910 a 1920. Compositores impressionistas como Erik Satie, Claude Debussy e Maurice Ravel usavam escalas pentatônicas. O modernismo (1905 - 1985) marcou um período no qual diversos compositores rejeitaram determinados valores do período da prática comum. A música clássica do século XX engloba uma ampla variedade de estilos pós-românticos, inclui os estilos de composição do romântico tardio, expressionista, modernista e pós-modernista, e a música de vanguarda. O termo "música contemporânea" costuma ser utilizado para descrever a música composta no fim do século XX até os dias de hoje.

Os compositores e suas obras foram catalogados no site Classical Composers Database, onde é possivel pesquisar sobre quase todas as obras registradas.

Alguns dos mais conhecidos são:

Beethoven

Beethoven conseguiu conciliar sofisticação e popularidade em sua obra, e com isso, revolucionou a música do século 19.

Tchaikovsky

Melodias de intensa beleza marcam a obra de Tchaikovsky.

Mozart

Mozart, pioneiro ao compor para todo tipo de público, deu os primeiros passos na música aos 4 anos de idade e tornou-se imortal por sua obra.

Vivaldi

Vivaldi foi um dos mais influentes compositores clássicos mas a sua obra só adquiriu notoriedade no início do século 20.

Bach

As obras de Bach abriram um leque de possibilidades criativas ainda não esgotado.

Chopin

As composições inovadoras de Chopin, sinônimo de emoção, lirismo e romantismo, alargaram o potencial do piano moderno.

Ravel

Ravel foi um criador inspirado e orquestrador talentoso, dono de uma produção que vai além de sua famosa música, Bolero.

Brahms

Brahms transitou entre a música camerística e as obras de grande porte, e por seu talento multifacetado, conseguiu seduzir multidões.

Haendel

Versátil, Haendel mesclou a tradição germânica com o lírico italiano. Mas ficou conhecido, principalmente, por suas peças sacras e corais.

Villa-Lobos

Villa-Lobos, ao traduzir as riquezas e belezas do Brasil em partituras, tornou-se nosso maior compositor e conquistou milhares de ouvintes aqui e lá fora.

Bizet

Georges Bizet ficou marcado como autor de uma obra só: a ópera Carmen. Mas sua composição vai além disso, já que foi um melodista inspirado.

Haydn

As obras de Haydn, fundamentais para o desenvolvimento da música erudita, estabeleceram o padrão da sinfonia, da sonata e dos quartetos de corda.

Família Strauss

Por trás da valsa, está uma família austríaca: os Strauss, que até hoje fazem os casais rodopiarem pelos salões, ao som de suas peças.

Debussy

Debussy, compositor revolucionário que era, deixou de lado os academicismos e criou novos timbres e ritmos, inovando o cenário erudito.

Schubert

Em 18 anos de carreira, Schubert produziu cerca de mil peças, entre música instrumental, sacra e suas famosas lieder, todas de extrema beleza.

Liszt

Virtuose do piano, Franz Liszt seduzia as plateias com sua técnica e seu apurado senso para o espetáculo. Tocava de memória e improvisava com incrível facilidade.

Verdi

Giuseppe Verdi dedicou seu talento à ópera, em que escrevia melodias que sintetizavam as emoções dos personagens como ninguém.

Mendelssohn

Felix Mendelssohn foi uma personalidade musical completa: além de reger, foi um grande pianista e organista, e compôs para todos os gêneros.

Rachmaninov

Rachmaninov construiu sua obra em torno do instrumento que dominava como poucos: o piano. Suas peças para teclado foram as mais conhecidas do século 20.

Rossini

Rossini compôs mais de 40 óperas e até mereceu uma biografia do escritor francês Stendhal. Ver ou ouvir uma ópera do mestre italiano é garantia de diversão.

Holst

A originalidade da obra de Holst reflete o seu interesse eclético, que transitava por assuntos como a música folclórica de seu país, poesia sânscrita e astrologia.

Wagner

Richard Wagner foi um compositor influente: reinventou a ópera ao criar a chamada gesamtkunstwerk, a obra de arte total, que combinava poesia, música e pintura.

Mahler

"Uma sinfonia deve ser como o mundo: abranger tudo", afirmava Gustav Mahler. Suas peças monumentais e intensas puderam comprovar que o compositor austríaco falava sério.

Dvorák

Antonín Dvorák se notabilizou pela produção calcada no folclore de sua região natal, a Boêmia. Porém, sua obra foi além, já que uniu o regionalismo aos sólidos modelos clássicos.

Schumann

A obra de Schumann pode ser introspectiva e sutil, em um momento, mas também alegre e transbordante, em outro. O compositor foi um dos expoentes do romantismo alemão.

Smetana

Smetana foi o pai da música tcheca e um engajado na emancipação política e cultural de seu povo. Através de sua música, traduziu em sons a nacionalidade boêmia.

Berlioz

Hector Berlioz teve uma formação tardia em música, mas compensava com sua transbordante criatividade e seu talento imenso para a orquestração e a regência.

Strauss

Richard Strauss rompeu padrões e abriu as portas para o livre exercício criativo, através de seus poemas sinfônicos e óperas que estabeleceram uma nova ordem musical.

Puccini

Suas óperas estão entre as mais interpretadas atualmente, um dos maiores expoentes das óperas realistas. 

Elgar

Responsável pelo renascimento da música erudita britânica sua música sensibilizou públicos diversos.

Weber

Sua obra, Der Freischütz, libertou a lírica alemã do sucesso das óperas italianas.

Saint-Saëns

Pianista, organista e compositor, sua música se caracteriza pelas belas melodias e qualidade técnica.

Paganini

Grande virtuose do instrumento, sua técnica e carisma impressionavam a audiência e atiçavam a imaginação dos mais criativos.

Bruckner

Sua obra reflete sua origem e personalidade, solene e transcendental.

Rimsky-Korsakov

Compositor russo que lutava por uma música nacional autêntica e se destacava pelo domínio da orquestração.

Mussorgsky

Mussorgsky se dedicou à autêntica música russa e sua criatividade é comprovada por belas obras.

Fauré

Fauré sempre se manteve fiel ao seu estilo inconfundível: dotes de melodista mesclados com um tom introspectivo e melancólico.

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Outras postagens musicais: 


A imagem do som

Für Elise

Moda de Viola

História da Música

Dia do Choro

Video "A Historia da Música"

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Não vou listar aqui as sinfonias e operas destes gênios musicais por se tratar de uma lista extensa, e para não cometer nenhuma injustiça, já que existem obras para todos os gostos e finalidades. Mas, uma em especial eu faço questão de indicar:

Carlos Gomes, o guarani, opera

A ópera O Guarani, de Carlos Gomes



Durma com um "barulho" destes !

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