Google+

Navegue no blog

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Sintomas


A violência cotidiana está levando a população mundial a viver com depressão.

Não é pessimismo, é a mais pura verdade.

A banalização da violência, a impunidade e a sensação de impotência ante estes fatos; expõe o ser humano a uma pressão que não pode ser assimilada pelo nosso cérebro, o que causa uma série de problemas de saúde. Estes problemas são de grande custo para o governo e para as famílias de um modo geral.

paz, pela paz


A depressão é uma doença com componentes biológicos, psicológicos e sociais. É complexa e heterogênea, completamente diferente entre os diferentes indivíduos, com níveis de gravidade variáveis. Não há fórmulas mágicas ou verdades absolutas. 


Este mal vem elevando as estatísticas de suicídio, bem como a dependência de substancias psicoativas. Estas dependências se estendem para drogas como álcool e substancias ilegais como maconha e cocaína.


Na doença depressiva ("episódio depressivo maior") há sintomas como tristeza, desânimo, humor deprimido, anedonia (perda de prazer ou interesse por atividades cotidianas), pensamentos negativos (morte, culpa, ruína, menos valia), diminuição da atenção/concentração com prejuízos de memória, lentificação psicomotora ou até, pelo contrário, agitação, além das alterações do sono e apetite.

Para ser diagnosticado um quadro de "doença depressiva", tais sintomas têm que estar presentes por pelo menos duas semanas, na maior parte dos dias, causando grande sofrimento e incapacitação; sendo avaliado por um profissional psiquiatra.

Algumas dicas ajudam a quem tem predisposição a esta doença a diminuir sua gravidade, e até adiar a intervenção médica.

Evitar ao máximo ficar sozinho, buscando uma boa companhia que seja agradável e de confiança é uma das maneiras de combater a depressão. 

Além disso é preciso ter hábitos de vida saudáveis como:
  • dormir sempre 8 horas por dia, nem mais, nem menos,
  • alimentar-se corretamente comendo frutas, legumes, verduras, proteínas, carboidratos… uma alimentação rica em ômega 3, 6 e 9 e em triptofano como o salmão e o tomate, são também eficazes para este tratamento pois impulsionam o bom humor e devolvem a energia perdida.
  • não pular refeições,
  • expor-se ao sol diariamente por pelo menos 15 minutos,
  • evitar o estresse e situações que desencadeiam o estresse,
  • fazer alguma atividade física diariamente, ou pelo menos 3 vezes por semana, 30 minutos, já são suficientes,
  • tire um tempo para fazer coisas que goste. Reúna-se com amigos. Caminhe. Vá ao cinema. Jogue um jogo que você já não joga há anos.
  • encarar o problema que desencadeou a depressão, não é fácil mas é fundamental, sendo necessário fazer psicoterapia.
  • Não beba, apesar de você achar que o álcool pode fazê-lo se sentir melhor, o álcool pode piorar muito a sua depressão. Pessoas deprimidas estão em alto risco de se envolver em abuso de álcool ou de outras substâncias psicoativas e o álcool interage com os antidepressivos. 
Esta doença não é frescura, como muitos pensam, e sim uma dor silenciosa que leva o paciente a desenvolver sintomas físicos bem conhecidos como: dores, perda de peso, insônia, perda do apetite e alteração nos reflexos. Doença que ataca o sistema nervoso podendo agravar outras doenças por diminuir a capacidade do sistema imunológico.

O pensamento é o que nos move, em todos os sentidos, já foi dito aqui neste blog.

A depressão destrói os bons pensamentos, logo, pode nos destruir de forma cruel e invisível aos olhos de quem os ama!

abrata, associação brasileira de familiares, amigos e portadores de transtornos afetivos

A ABRATA, é uma associação que visa reduzir o estigma e melhorar a qualidade de vida dos portadores de transtornos afetivos. 
A ADEB, é uma organização portuguesa com mais de duas décadas atuando nesta área.

adeb, associação de apoio aos doentas depressivos e bipolares

Algumas informações também podem ser encontradas no site PsicoInfo, lembrando sempre que nunca devemos deixar de obter o acompanhamento profissional em qualquer caso.

Dicas de como manter os níveis de Dopamina (Aqui)

Fiquem atentos, ajudem como puder!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem!

Digite aqui a sua opinião.

OExternauta agradece sua participação.