Google+

Navegue no blog

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Economia curva

Claro que o assunto não poderia ser outro, em menos de 10 dias perdemos dois ícones nacionais; Joelmir Beting e Oscar Niemeyer.

Deixo aqui minha homenagem a estes dois gênios brasileiros.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

genio brasileiro, arquiteto

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares (Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 1907 — Rio de Janeiro, 5 de dezembro de 2012) foi o arquiteto brasileiro de nome mais influente na arquitetura moderna. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado, e por esse motivo teve grande fama nacional e internacional desde a década de 1940.
Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que projetou para a cidade de Brasília, embora possua um grande corpo de trabalho desde sua graduação pela Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro em 1934.


"Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein "

"Não me sinto importante. Arquitetura é meu jeito de expressar meus ideais: ser simples, criar um mundo igualitário para todos, olhar as pessoas com otimismo. Eu não quero nada além da felicidade geral."

"As ideias marxistas continuam perfeitas, os homens é que deveriam ser mais fraternos"


frase, brasilia, arquiteto



Com projeto de autoria do arquiteto brasileiro que leva seu nome, o Museu Oscar Niemeyer já realizou mais de 200 mostras nacionais, internacionais e itinerantes. Com um total de 12 salas expositivas, a cada ano são realizadas mais de 20 mostras, que juntas recebem um público superior a 200 mil visitantes.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------



jornalista, sociologo, economista

Joelmir José Beting (Tambaú, 21 de dezembro de 1936 — São Paulo, 29 de novembro de 2012) foi um jornalista e sociólogo brasileiro. Profissional de grande contribuição para o jornalismo, a economia e a comunicação, foi pioneiro na tradução dos difíceis termos técnicos da economia para a vida cotidiana.

"A coluna diária foi meu pau-da-barraca profissional. Com ela, desbravei o economês, vulgarizei a informação econômica, fui chamado nos meios acadêmicos enciumados de "Chacrinha da Economia", virei patrono e paraninfo de 157 turmas de formandos em Economia, Administração, Engenharia, Agronomia, Direito - bem mais que Dom Helder, Dom Evaristo, Tristão de Athayde, Chateaubriand, Juscelino..."


"Sim, trabalho e estudo 15 horas por dia, desde minha infância em Tambaú"

"Um dia eu conto"





palmeiras, palmeirense, palestra


Joelmir Beting Trabalhou nos jornais “O Esporte” e “Diário Popular” e também na rádio Panamericana, que posteriormente virou Jovem Pan. Foi editor de economia do jornal “Folha de S.Paulo, colunista no jornal “O Estado de S.Paulo”, nas rádios Bandeirantes, CBN, Jovem Pan e Gazeta e nas redes de TV Bandeirantes, Gazeta, Record e Globo. Seus últimos trabalhos foram na Band News FM e também do Jornal da Band, na TV, além de ser um dos âncoras do programa de entrevistas “Canal Livre”
Além das cronicas econômicas, escreveu vários artigos e ainda dois livros: "Na prática a teoria é outra" e "Os juros subversivos".

Veja a tragetória do jornalista nesta sequencia de fotos do site UOL, ou assista aos videos no site G1.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Como elaborar um currículo

vagas de emprego

Com a economia aquecida (cresceu 0,6 no ultimo trimestre, viu Sr. Mantega!), e os empregos em alta, todos procuram uma melhor colocação, promoções, salários melhores ou novas oportunidades no campo profissional.

curriculoE quando não é usado o QI (quem indica), fica sempre o currículo como primeiro passo para aproveitar estas chances.

Todos procuram formulas para elaborar um bom curriculo, afinal, ele é a ferramenta que apresenta o candidato á empresa. 
Vão aqui algumas dicas:

1- Preencher de forma "clara e resumida" dados sobre características pessoais, formação/escolaridade, experiência profissional e atividades anteriores.
2- Para aumentar sua empregabilidade participe como voluntário de atividades comunitárias de sua região ou se esforce para participar de eventos promovidos pelo SENAC, SENAI, SEBRAE ou outras entidades de fomento ao mercado.
3- As informações escritas em "Principais Qualificações" servem para atrair a atenção do selecionador para o seu currículo e criar nele a vontade de continuar lendo.
4- As informações mais relevantes devem aparecer primeiro. Com isso, continuamos mantendo a atenção do selecionador para a leitura total do currículo.
5- Faça você mesmo, pesquise e fuja dos modelos de currículo pré-fabricados e dos sites que preenchem os currículos automaticamente para você.
6- Não use capa, envelope, fontes extravagantes, fotos ou decorações.
7- Seja seletivo, focado e original. Nada de atirar para todos os lados. Objetividade é sinal de profissionalismo.
8- Dedique um tempo para elaborar o currículo, nada de pressa.
9- Seja localizável. Telefone e e-mail que realmente esteja sempre que possível a seu alcance. Use e-mail profissional, nada de apelidos ou e-mail genéricos. Use seu nome sempre que possível: Ex. joséjoão@hotmail.com.
10- Não minta.
jim carey, acredite em mim,liar liar


Peraí, esta ultima parece impossível. Quem não exagera, ou inventa alguma coisa só para enriquecer o currículo?

Lembre-se que você será chamado para entrevista, aí a casa pode cair. (Geralmente cai). Mas algumas "mentirinhas" parecem que já são comuns. 


Veja a pesquisa feita pelo G1 mostra as mentiras mais usadas para os entrevistadores:


1º) Formação acadêmica
2º) Fluência em idioma estrangeiro
3º) Falsa experiência na área
4º) Acréscimo de atribuições no cargo anterior
5º) Supervalorização dos últimos cargos
6º) Salário anterior
7º) Tempo de permanência na última empresa
8º) Diploma em curso de informática
9º) Participação em trabalhos voluntários
10º) Garantia de mobilidade e flexibilidade
11º) Estado civil
12º) Idade

Lembrando que todas elas podem ser desmascaradas, alguns candidatos forjam documentos que comprovem a mentira; o que pode ser enquadrado como falsidade ideológica, crime 171 do código penal.

A dica dos profissionais de RH é: 

emprego, mentir, recursos humanos"Diga que você está se matriculando num curso para ser fluente, fale que a demissão aconteceu por problemas que estavam fora do seu controle, diga o quanto realmente ganhava e deixe claro que tem uma pretensão salarial maior. Seja verdadeiro e não tente forjar informações." Seguindo Julio Sergio Cardozo, palestrante, consultor de carreiras, conselheiro, escritor e professor. (isso sim é currículo!)


Então tá, O Externauta escolheu como modelo o currículo do jovem Lucas Lopes Batista, hoje com 29 anos, de Salvador-BA. Ele resolveu inovar e virou um sucesso quando seu currículo foi parar na internet; isso a 6 anos. Lucas criou um modelo super sincero, veja:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
APRESENTAÇÃO PESSOAL

MEU NOME?
Lucas Lopes Batista – 23 anos. Não vou colocar meu cpf porque agora virou moda pedir cpf, meu nome está no SPC, mas não é porque sou caloteiro é porque estou com um débito alto da faculdade e estou sem grana para pagar. Agora se vocês me derem a oportunidade de trabalho com certeza pagarei mais rápido.

ENDEREÇO?
Eu moro no bairro de Nazaré – Salvador/ Ba. Não preciso mencionar a rua, pois acredito que no momento vocês não virão me visitar e nem me enviarão correspondências.

CONTATO
É o telefone eu posso dar caso vocês queiram me ligar pra marcar uma entrevista. ****-5486/ ****-9515
Email: lukaolopes@****.com.br

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Estava cursando Produção Editorial na Hélio Rocha. Tranquei por problemas técnicos (no bolso), pretendo resolver o mais rápido possível para voltar logo!

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
A minha é grande! (Para quem tem 23 anos)
Estagiei na Petrobrás Distribuidora S/A. em 2001. Assim que sai de lá fui trabalhar numa locadora de filmes na graça. Fiquei dois meses porque A Fórmula uma empresa maior (e melhor) me chamou, comecei lá em 2002 sai em 2005 foi a empresa que durei mais. Era muito boa, lá eu aprendi melhor relacionamento humano, como lidar com colegas de trabalho, infelizmente o meu horário de trabalho estava atrapalhando na faculdade. (Uma pena, mas a fila anda). Coincidiu que no mesmo mês a Atento (Vivo) me chamou e eram 6 horas, não atrapalhava na faculdade. Achei que lá era o Paraíso Tropical, mas de Paraíso não tinha nada. Era um trabalho chato e estressante. (Eu sou agitado, apesar de não parecer) detesto ficar sentado muito tempo. Depois de um ano quebrei as correntes da escravidão e fui pra uma locadora falida lá em Vilas do Atlântico (Vídeo Vilas). Lá eram 5 horas e pagava legal, mas como felicidade de pobre dura pouco; eu tinha um chefe-infernal (Estilo Meryl Streep em “O Diabo Veste Prada”) aguentei seis meses e pedi pra sair. Depois de três meses na dança-do-desempregado fui dar aulas de informática no colégio Mundial (Vila Laura) lá era tudo ótimo, chefe, colegas, alunos, só que como nada é perfeito o salário não era lá uma Brastemp.Quando estava me acostumado com o lugar a empresa Politec que presta serviços pra Caixa me chamou pra seleção e blá, blá, blá. O salário era melhor e como a grana fala mais alto (ou melhor gritaaaaa!) pedi pra sair do colégio com o broken heart, mas fazer o quê? É a vida é bonita e é bonita...Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Agora estou aqui sendo sincero com vocês sabendo que meu New Currículo vai parar na próxima lixeira, eu sei que esta empresa só emprega lixo e eu sou o bom, eu sou o cara, basta ver meu currículo, em todos os casos, caso mude de idéia é só ligar..



IDIOMA
Antes eu mentia coloca no currículo que tinha Inglês – fluente e Espanhol - básico
Tudo balela! Em Inglês, só sei What´s your name, How are you e etc.
Aliás, não sei pra que pedem inglês no currículo, sei da importância de possuir um Idioma e pretendo aprender o inglês e outra língua que puder, mas realmente inglês para exercer funções simples é desnecessário, aqui na Bahia tem mesmo é que saber o ó xenti que o nosso be a bá.


CURSOS
Tenho os cursos básicos de: capoeira, empacotador, tele-marketing, informática (sem o tal de Windows e Excel), atendimento a clientes e vendas, relacionamento humano, comédia corporativa e estou me escrevendo para um curso de acarajé (ninguém sabe do futuro né?).

TALENTOS
Não é querendo me gabar, mas é o que eu possuo de melhor, infelizmente nos cargos que ocupei não tive a oportunidade de mostrar meus talentos. Só na A Fórmula que tive a oportunidade de organizar alguns eventos e mostrar um pouco minhas facetas, um dia ainda vou estar na Globo.

Obs: A iniciativa de criar este currículo foi para inovar, porque assim vocês ficam me conhecendo melhor e evitam o transtorno de me chamar para uma entrevista e fazer eu gastar R$ 4,00 de transporte e me reprovarem numa dinâmica de gente, poupa meu bolso e poupa o tempo de vocês. E tem mais! Este currículo é só para pessoas dinâmicas e com a cabeça aberta , papo cabeça, cabeça feita meu rei, se você for antiquado (a), museu, tiver alma de “velho” com certeza jogará este currículo na lixeira. Mas estará perdendo a grande oportunidade de me conhecer e de repente a grande chance de ter o melhor funcionário da Bahia! Desde já agradeço a atenção.

Lucas “o bom”

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Na época em que o currículo começou a fazer sucesso eu já estava trabalhando, mas recebeu diversas propostas de trabalho, e claro, de entrevistas para a imprensa. Como esta


Agora que você já sabe tudo de currículo lembre-se:

"Segundo uma pesquisa de uma agência de recursos humanos, cerca de 44% dos trabalhadores, empregados em vários setores, conseguiram uma colocação por meio de indicação de amigos."

"Sempre recorra ao networking, àquelas pessoas do trabalho antigo, de um curso ou da faculdade. Recorra primeiramente às pessoas que você tem mais contato."

"É fundamental saber onde buscar as vagas e depois como agir nos contatos e posteriores entrevistas"

"Seja otimista e persistente". 

E boa sorte...