Nuno Júdice é um ensaísta, poeta, ficcionista e professor universitário português. Ganhador de prêmios como o Prêmio Pen Clube, o Prêmio D. Dinis da Casa de Mateus, em 1990, e em 1994 foi finalista do Prêmio Europeu de Literatura Aristeion.
Algumas de suas obras podem ser conferidas no site As Tormentas, ou para quem preferir, adicione seu perfil do Facebook.
Uma escolha louvável do Enem deste ano, um poeta admirável.
-----------------------------------------------------------------
Lusofonia
rapariga: s.f., fem. de rapaz; mulher nova; moça; menina; (Brasil), meretriz.
Escrevo um poema sobre a rapariga que está sentada no café, em frente da chávena do café, enquanto alisa os cabelos com a mão. Mas não posso escrever este poema sobre essa rapariga, porque, no brasil, a palavra rapariga não quer dizer o que ela diz em Portugal. Então,terei de escrever a mulher nova do café, a jovem do café,a menina do café, para que a reputação da pobre rapariga
que alisa os cabelos com a mão, num café de lisboa, não fique estragada para sempre quando este poema atravessar o atlântico para desembarcar no rio de Janeiro. E isto tudo sem pensar em áfrica, porque aí lá terei
de escrever sobre a moça do café, para evitar o tom demasiado continental da rapariga, que é uma palavra que já me está a pôr com dores de cabeça até porque, no fundo, a única coisa que eu queria era escrever um poema sobre a rapariga do café. A solução é, então, mudar de café, e limitar-me a escrever um poema sobre aquele café onde nenhuma rapariga se pode sentar à mesa porque só servem cafés ao balcão.»
Nuno Júdice, “A Matéria do Poema”, Lisboa, Publicações D. Quixote, 2008,
p. 56.
Fontes:www.google.com
enem 2013
www.cic.pt/
http://pt.wikipedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta postagem!
Digite aqui a sua opinião.
OExternauta agradece sua participação.