Google+

Navegue no blog

domingo, 15 de junho de 2014

Breve História dos Computadores (Parte 1)



Uma breve história do computador. Mas não aquela engessada que você vê por aí, mas uma historia vista por quem viveu a revolução destas parafernálias incríveis.

Muito se fala de Bill Gates, Steve Jobs e Mark Zimmerman; mas O Externauta quer ir além.

computador, 1950
ENIAC
A primeira coisa que precisamos saber sobre microcomputadores é que eles não eram micro. Exatamente, eles eram enormes!
 
O ENIAC (Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer, em português: computador integrador numérico electrónico) foi o primeiro  computador digital eletrônico, isso em 1946.
Foi criado pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company. Sua capacidade de processamento era de 5.000 operações por segundo; possuía 17.468 válvulas termiônicas, de 160 kW de potência; criado na segunda guerra, tinha como principal finalidade cálculos balísticos.

Seu funcionamento era parecido com uma calculadora simples de hoje.

A calculadora efetua os cálculos a partir das teclas pressionadas, fazendo interação direta com o hardware, como no ENIAC, no qual era preciso conectar fios, relês e sequências de chaves para que se determinasse a tarefa a ser executada. A cada tarefa diferente o processo deveria ser refeito. A resposta era dada por uma sequência de lâmpadas.

O ENIAC torna-se obsoleto e economicamente inviável de manter após 10 anos de operação, tendo sido desmontado. Hoje encontram-se peças do ENIAC por muitos museus do mundo, incluindo o Smithsonian em Washington D.C. e no local preciso onde foi construído, na Moore School for Electrical Engineering da Universidade da Pensilvânia.

1950, 1960,
Computador da IBM
O ENIAC serviu de inspiração para muitos outros computadores que se seguiram, como o EDVAC (Electronic Discrete Variable Computer); o ORDVAC (Ordnance Variable Automatic Computer); SEAC (Standards Automatic Computer) e o UNIVAC, este último também construído por Eckert e Mauchly para o processamento dos dados dos censos da população americana.


Com o tempo, os transístores passaram a ser a base da electrónica, seguindo-se a VLSI (Very Large Scale Integration), ou seja, a construção de circuitos cada vez menores por forma a que pudessem ser mais leves e despender menos energia, por terem menos superfície para a dissipação de energia por calor.

Em 1963 foi lançado pela empresa americana DEC - Digital Equipament Corporation, o primeiro minicomputador.o PDP-5.

Em 1964, os circuitos integrados feitos de cilício permitiram o miniaturização de componentes eletrônicos. Isso tornou possível reduzir o tamanho e o preço dos computadores. Teve também consequentemente a melhoria de seu desempenho, conseqüentemente de seu poder e também de sua confiabilidade.

O INTEL 4004 desenvolvido em 1971, foi o primeiro microprocessador, era o primeiro circuito integrado que incorpora todos os elementos de um computador em somente um caso: unidade calculadora, memória, controle do inputs/outputs. Este “CHIP” foi  inventado pelos engenheiros Federico Faggin, Ted Hoff e Stan Mazor.

primeiro, intel, 4004
E foi aí que a brincadeira começou a ficar boa.

Há muita  controvérsia sobre qual é o primeiro computador pessoal do mundo, E instituições diferentes apontam equipamentos também diferentes. Kenbak-1 e Datapoint 2200 são relacionados frequentemente como o primeiro, mas não se conhece as datas com certeza.
Entretanto, o Kenbak-1 é considerado pelo "ComputerHistory Museum" como o primeiro, Infelizmente, sabe-se pouco sobre o equipamento pois apenas 40 máquinas foram montadas e vendidas. Tinha 256 bytes de memória e, como foi criado antes do primeiro microprocessador, ainda não possuía a CPU num único chip,  sua programação era feita diretamente em código de máquina, pelo ajuste de vários botões e chaves. 

Um sistema operacional foi criado por Dennis Ritchie e Ken Thompson foi denominado como Unics (Uniplexed Information and Computing Services). Este sistema passou a ser desenvolvido no minicomputador PDP-11, da "DEC" (Digital Equipment Corp). E foi lançada a primeira edição do “Manual do Programador UNIX”. Então, o sistema começou a ter aceitação por outros usuários, inclusive não pertecentes ao "Bell Labs". 

Isso tudo no inicio da década de 1970. 
Você pode obter mais informações no ótimo site: http://www.cultura.ufpa.br/dicas/net1/int-h197.htm

William Gates III (Bill Gates) e Paul Allen, que haviam desenvolvido um sistema baseado no computador 8008 para registrar o fluxo do tráfego de automóveis em uma via expressa, fundaram a empresa "Traf-O-Data". E começou a revolução dos Sistemas operacionais para computadores.

Stephan Gary Wozniak. blue box, genio
Stephan Gary Wozniak construiu o gerador de tons “Blue Box” para realizar atendimentos de telefone, simplificando a discagem telefônica (base para o atual telefone de teclas).  E é aqui que eu queria chegar!

O primeiro computador parecido a esses que a gente tem em casa ou na escola apareceu em 1977. Era o Apple II, criado por Steven Jobs, e por Stephan Gary Wozniak, o criador do "Blue Box",  conhecido como “Woz”. Este cara é um gênio.

Naquela época, as fitas K7 eram o meio mais usado para guardar dados e programas. Os disquetes já existiam, mas eram muito caros. O Apple II vinha com apenas 4 KB de memória, mas incluía mais 12 KB de memória ROM, que armazenava um interpretador BASIC e o software de bootstrap (similar ao BIOS dos PCs atuais), lido no início do boot. Isso foi uma grande evolução, pois você ligava e já podia começar a programar ou a carregar programas.

Stephan Gary Wozniak, primeiro pc




(da esquerda para a direita: Apple I, primeiro disquete, primeiro mouse)

O BASIC era a linguagem mais popular na época (e serviu como base para diversas linguagens modernas). Ele tem uma sintaxe simples se comparado com o C ou o Assembly, utilizando comandos derivados de palavras do Inglês.

* Em 1986, quando O Externauta teve seu primeiro contato com computadores, aprendeu a programar em Basic e utilizava um Micro MSX da Gradiente, um pouco mais avançado que o Apple II. Sem mouse, disquete, ou qualquer outra coisa do tipo. Eram só teclado e a tela!

E tudo isso foi primeiramente imaginado pela mente fantástica de “Woz”

A linha Apple II se tornou tão popular que sobreviveu até o início dos anos 90. O último lançamento foi o Apple IIC Plus, que utilizava um processador de 4 MHz (ainda de 8 bits) e vinha com um drive de disquetes de 3.5", similar aos drives atuais.

Stephan Gary Wozniak, Steven Jobs
Apple II

Esta história continua até os dias atuais, mas nesta primeira parte eu quero enfatizar o inacreditável “Woz”.

"Eu queria fazer coisas legais, bons produtos para ajudar as pessoas. Nunca deixei o dinheiro ditar o caminho para onde iria.

Woz era um romântico, queria apenas brincar com suas máquinas. Acreditava que “nerds” como ele deveriam trabalhar para a melhoria do planeta. E eles conseguiram!


Os valores de Woz foram moldados durante anos pela sua família: filosofia cristã, ética de radioamadores (ajudando pessoas em emergências), livros (a atitude utilitária e humanitária) e outros.

Nascido em São José(Califórnia) em 11 de agosto de 1950, se tornou engenheiro eletricista e cientista da computação.

apple, programação, basic
Stephan Gary Wozniak, com o seu Apple
Ele aprendeu as bases da matemática e da eletrônica com seu pai, um engenheiro da Lockheed. Quando Woz tinha 11 anos, construiu a sua própria estação de radioamador. A engenhosidade de Stephen Wozniak, sua persistência e criatividade iniciou a revolução do computador pessoal.

Já na Apple, ele escreveu um interpretador Basic, um jogo de Breakout (que foi também uma razão para adicionar som ao computador), o código necessário para controlar o drive de disquetes, e muito mais. Ficou milionário, juntamente com Jobs.

 "O Apple II foi provavelmente a minha maior invenção. Tive um monte de idéias malucas sobre como transformar coisas que eram muito complicadas, tornando-as mais simples e a um custo muito baixo, reunindo tudo num único computador. Havia muito mais coisas num único computador do que qualquer um poderia esperar" -Woz.

Você pode acompanhar os passos de Woz no site http://www.woz.org/, seu site oficial. WOZ é a abreviação de Wheels of Zeus, empresa que Steve criou quando saiu da Apple. Esta empresa funcionou de 2001 a 2006, produzia soluções sem fio, agora pertence á ZonTrak.
premio, reconhecimento, genio
Stephan Gary Wozniak

O reconhecimento de seu trabalho é demonstrado pelos premios que recebeu:

- Prêmio Grace Murray Hopper (1979),

- Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação (1985),

- National Inventors Hall of Fame (2000)



Curiosidades


- No fim dos anos 1980 desenvolveu um controle remoto que foi o primeiro controle remoto universal da história.

- Após deixar a Apple Inc., Woz forneceu todo o dinheiro, além de uma boa parte de suporte técnico, para a escola do distrito de Los Gatos.

- Já depois do ano 2000 teve uma start-up que desenvolveu um sistema de monitoramento via GPS.

- Sua última invenção é uma chave programada para o Segway, um dispositivo de transporte sobre duas rodas

"Sonho construir uma casa que seja muito eficiente do ponto de vista de consumo de energia. Isso acontecerá em breve." -Wozniak

"Nunca veremos surgir a inteligência artificial. Pense no seu cachorro ou no seu gato. Eles são muito mais espertos do que qualquer computador." -Wozniak

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Por hoje é só pessoal! Abrax


Fontes: www.google.com
http://peter-moon.blogspot.com.br/
 http://pt.wikipedia.org
http://cadinformatica.br.tripod.com/
http://www.hardware.com.br