Google+

Navegue no blog

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Escola nas nuvens

A ideia de compartilhar conteúdo educativo "em nuvem" é um oásis, um refúgio neste meio com tanto lixo, que é a Web. E um jovem gênio, Diogo Souza Machado, nascido em 16 de julho de 1991 em Cachoeiro de Itapemirim, ES, pôs esta idéia em prática quando era administrador de sistemas no Centro Universitário São Camilo.

Isso lhe rendeu o premio Microsoft Educadores Inovadores de 2010.

Com "apenas uma formação técnica", Diogo não se considera gênio, diz que é somente esforçado.

diogo souza machado, escola nas nuvens, nuvem computadores, educacional

A formação "em nuvem" consiste em computadores que compartilham conteúdo sem armazená-lo diretamente na máquina, isso evita a perda de dados, tão comum no caso de vírus ou formatação do computador. Este sistema educativo demorou quatro meses para estar em funcionamento, e hoje é mantido pelos próprios alunos, Diogo apenas oferece suporte, em sua própria casa através do computador ligado á rede.

nuvem de computadores, sistema nuvem

A perda de dados é sempre um transtorno para usuários, por isso a utilização deste sistema. Quem já "perdeu" um relatório, trabalho, etc; sabe bem o que é isso. Empresas perdem muito dinheiro quando isso acontece. "A nuvem" parece ser a tendencia do mercado.

ligado na nuvem, programa em nuvem
Compartilhar desta forma torna além de mais seguro o processo, a busca de informação é otimizada, por estar centralizada em uma rede, não sendo desviada, nem tornando a busca infinitamente mais demorada por toda a web.

Considerado um dos 10 jovens gênios Brasileiros pela Revista Galileu, ele recebeu como prêmio um notebook e uma viagem à África.

No dia 09 de agosto deste ano, a câmara Municipal de Cachoeiro homenageou Diogo e mais quatro alunos que se destacaram recentemente em suas atividades escolares. Além de todos os vereadores, a sessão contou com a presença do prefeito municipal Carlos Casteglione e de autoridades municipais das áreas de educação e cultura. “A homenagem aos jovens estende-se a toda a comunidade escolar, responsáveis por estimular nas crianças o desejo de aprender”, disse o presidente Júlio Ferrari. “Temos que destacar, na vida escolar de todas essas crianças, a importância da família. É lá que elas constroem a base de sua vida, em todos os sentidos”, elogiou o vereador Professor Léo. Esta homenagem foi para comemorar o Dia do Aluno, 12 de agosto.

Reportagem Exibida pela TV Gazeta





Como aqui somente são valorizados cantores e jogadores de futebol, muitos deste estudantes são desconhecidos. Geralmente, apenas quando alcançam reconhecimento no exterior que são "descobertos" por aqui. Descobriram o Brasil, falta descobrir os Brasileiros!

Dizem que no Espirito Santo só existe a fábrica da Garoto... sacanagem!

E você, o que tem feito para a posteridade? Hum... fraquinho, hein?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem!

Digite aqui a sua opinião.

OExternauta agradece sua participação.