![]() |
Alberto Santos Dumont |
Antes de outra publicação sobre gênios brasileiros; quero fazer uma homenagem a um dos maiores de todos os tempos: Alberto Santos Dumont.Considerado pelos brasileiros como o pai da aviação, este mineiro de Palmira (Hoje Santos Dumont, em sua homenagem) ganhou o Prêmio Deutsch em 1901, quando em um voo contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível Nº 6. É verdade, não foi com o 14 BIS que ele conseguiu notoriedade mundial, foi pouco antes; mas o dirigível não é um objeto mais pesado que o ar, somente com o voo do 14 BIS que inaugurou-se a era da aviação.
![]() |
14 BIS |
![]() |
Dirigivel Nº6 |
Notei uma coisa interessante, mesmo nas enciclopédias o conteúdo sobre estes personagens são mínimos; enquanto que Santos Dumont, possui um grande acervo de documentos históricos, registros e vídeos.
Falando nisso, eis um video histórico do mineirinho em um documentário sobre aviação de 1945:
Leia mais sobre este incrível personagem no Wikipedia.

Você está pensando em viajar de avião?
Então saiba quais são os aeroportos mais perigosos do mundo. Segundo o site Yahoo, que deixou de fora o aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro. Talvez porque ele possui 700 metros de pista, o que facilita a vida dos pilotos, mas ele é bem assustador quando está chovendo.

Sea Ice Runway, Antártida - A pista de gelo da base Mc Murdo fica localizada na ponta sul da ilha de Ross. Ela é usada somente na estação da primavera. Durante o inverno, quando o clima impede os voos, e o verão, quando o gelo derrete, os pilotos usam outras pistas próximas.
Acho que quase ninguém quer viajar para a Antártida em férias.(Foto: AP)

Aeroporto de Courchevel, França – Para chegar a uma das estações mais badaladas dos Alpes franceses, Courchevel, é necessário aterrissar em um dos aeroportos mais perigosos. A pista do aeroporto de Courchevel tem 520 metros de extensão e fica encravada nas montanhas nevadas da região. O pouso é, no mínimo, assustador. (Foto: Jist A Blether/ Flickr)
Aeroporto de Svalbard, Noruega – O aeroporto comercial localizado mais ao norte do planeta fica no arquipélago de Svalbard e tem voos diários desde Oslo e Tromse. (Foto: Geir A Granviken/ Flickr)
Matekane Air Strip, Lesoto - A pista de pouso de Matekane, na África, é conhecida como a mais assustadora do mundo. Ela tem 400 metros de comprimento e termina em um precipício de 600 metros de altura. Lesoto é um pequeno país dominado por montanhas e tem poucos espaços planos para aterrissagens e decolagens. O aeroporto é utilizado, principalmente, por instituições filantrópicas que atuam na região.
Velho, me dá vertigem só ver a foto !! (Foto: Tom Claytor/Divulgação)...
Saba, Antilhas holandesas - O Aeroporto Juancho E. Yrausquin fica na pequena ilha caribenha de Saba, nas Antilhas Holandesas. A pista tem apenas 400 metros de comprimento e está situada sobre uma ponta rochosa cercada por falésias e pelo mar. Somente aviões de pequeno porte, que transportam no máximo 20 pessoas, podem aterrissar neste aeroporto. (Foto: Photocapy/Flickr)
Aeroporto de Paro, Butão – Apenas oito pilotos estão autorizados a pousar na pista do aeroporto de Paro, fincado entre as montanhas do Himalaia. (Foto: Bsboudreau/Flickr)
Desisto, vou de ônibus...ou de trem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta postagem!
Digite aqui a sua opinião.
OExternauta agradece sua participação.