Google+

Navegue no blog

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Quimica incrível

Química 

Sublimemos, amor. Assim as flores
No jardim não morreram se o perfume
No cristal da essência se defende.
Passemos nós as provas, os ardores:
Não caldeiam instintos sem o lume
Nem o secreto aroma que rescende.

José Saramago, in "Os Poemas Possíveis"


-------------------------------------------------------------------------------------------

Apesar de sublime, esta postagem não trata de poesia, mas de química mesmo, a ciência, saca?

A química sempre fascina a mente ávida por conhecimento. Reações causam frisson  ao serem decifradas por letras e números.
Dizem, que o código da criação, isso mesmo, o código de Deus está escondido em minusculas moléculas. Por reflexo de nossas crenças e paixões, algumas delas ainda nos impressionam.


-------------------------------------------------------------------------------------------

Selecionei duas matérias que nos levam a mundos opostos.
A primeira é fria, apesar de importantíssima; a imagem de uma reação química. Imagem até então presente no papel, mas não na tela, massageia o ego do cientista, ao ver em tempo real uma coisa que já sabia. Ai como somos inteligentes.

Primeira

Cientistas capturam imagem de reação química pela primeira vez.
Com equipamentos poderosos e um pouco de sorte, os cientistas conseguiram captar moléculas sendo quebradas e reconstruídas.

reacoes-mundo-da-quimica

Em toda a história da ciência, nenhum laboratório havia conseguido capturar imagens de reações químicas em alta resolução. Pelo menos não até agora, pois um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia (Berkeley) conseguiu realizar o que todos tentavam há décadas. E o mais curioso é que isso aconteceu de uma maneira quase acidental.
Utilizando um microscópio de alta potência, eles estavam tentando realizar uma série de reações com grafeno. Com muita sorte, conseguiram chegar às imagens que você pode ver nesta notícia. Para o site Mashable, um dos cientistas afirma: “Nós não estamos pensando em fazer imagens bonitas, as reações eram o grande objetivo!”.

Essa é a primeira vez na história que um grupo de cientistas conseguiu capturar imagens em alta resolução de uma molécula sendo quebrada e depois tendo seus átomos realocados em outra liga. Para a sorte de todos, o processo ocorreu exatamente como todos imaginavam — em caso contrário, boa parte do que sabemos sobre ciência seria jogado no lixo.


Agora, os responsáveis pelo projeto estão confiantes em um futuro interessante para a ciência. Segundo eles, apesar de o ocorrido parecer muito simples, há grandes descobertas envolvidas no processo. Essas novas imagens podem, inclusive, colaborar nas pesquisas de nanoestruturas e até mesmo contribuir para novos métodos de arquitetura eletrônica em nanoescalas.

--------------------------------------------------------------------------------------------

E a segunda postagem, nos leva ao submundo dos magos e bruxas da idade média. Uma reação química que materializa tentáculos vindos sei lá de qual dimensão...Ai como somos bobos.


Segunda

Uma reação química para abrir as portas do Inferno?

Ao misturar as substâncias NH4Cr2O7 e HgSCN, tem-se um resultado que bem poderia ser utilizado em filmes de terror B.

Alguém poderia ser queimado na fogueira por algo assim durante a Idade Média. Ao misturar as substâncias NH4Cr2O7 e HgSCN, o que se tem é a impressão de ter aberto um portal para o submundo.

Ok, inicialmente, a coisa se parece como uma espécie de vulcão entrando em atividade. Mas o que dizer dos tentáculos que passam a “se espremer” pela fenda após algum tempo?

É verdade que as crianças, entusiasmada com o resultado, optaram por uma mitologia diversa: “Kraken! Kraken”(O que é o Kraken?), ouve-se em determinado momento — em referência ao polvo gigante que ameaçava os navios, de acordo com a Mitologia nórdica. Alguém, com certeza, iria para a fogueira por conta de algo assim há alguns séculos.




 -----------------------------------------------------------------------------------------


Tem também a postagem de engenharia mecânica e a nanotecnologia

Muito louco né?
Até a próxima.






Fonte: www.youtube.com
www.http://mashable.com/
www.mundodaquimica.com.br
http://www.tecmundo.com.br
http://www.citador.pt
www.megacurioso.com.br
www.google.com Universidade da Califórnia – www.berkeleyextension.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem!

Digite aqui a sua opinião.

OExternauta agradece sua participação.