Google+

Navegue no blog

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Os três Ss


Olá amigos externautas, vocês com certeza já ouviram falar em 5S da qualidade. Não? Bem; de forma resumida, os 5S constituem a base para implantação da qualidade total, o Programa 5S é assim chamado devido a primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (utilização), Seiton (ordenação), Seiso (limpeza), Seiketsu (higiene) e Shitsuke (autodisciplina). O programa tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho.

Pensando nisso, alguns empreendedores do terceiro setor desenvolveram os 3S da qualidade de vida.

São eles: Segurança, Serenidade e Sabedoria.

Parece meio vago, mas estes 3 itens são suficientes para uma vida longa, tranquila e com qualidade.

O primeiro item é Segurança.
EPI, acidentes, evite
 
Esta é de responsabilidade do estado, como reza a constituição. Claro que esta segurança é fundamental, afinal, ninguém aguenta mais tanta violência. Mas a segurança tratada aqui remete a atitudes seguras. Responsabilidade financeira, direção defensiva, agir com prudência, sem se esquecer da canja de galinha! Rs
Atitudes seguras são desta forma, uma condição de temperança. Ser comedido nas suas escolhas, viver sem pressa. Hoje o discurso é "tudo ao mesmo tempo agora, e sem limites", uma verdadeira atitude suicida. Nunca o ser humano se viu capaz de viver com segurança como hoje, em contrapartida, nunca morreram tantos jovens por inconsequências como hoje. Desde a inoperância do governo, quanto ao jovem brigão, tudo não passa de uma simples questão de responsabilidade.

sereno, paz, meditação
O segundo item é Serenidade.

Quase uma continuidade do primeiro item. A serenidade contribui para a segurança e vice-versa. De acordo com o dicionário, serenidade é a característica ou particularidade do que é sereno; que se apresenta sem agitações e/ou perturbações.
A meditação e a observância do silencio é considerada por muitos um caminho seguro para a serenidade. Alguém definiu serenidade como a capacidade de se desligar emocionalmente dos fatos, sendo mais racional.
A vida agitada, o corre-corre diário nos leva a doenças como estresse, depressão e síndrome do pânico. Isso é o ápice da falta de serenidade. Menos, meu rei... tenha calma, tire o pé do acelerador.
A falta de segurança nos leva a um estado de atenção que gera agitação, neste estado mental, é muito mais difícil controlar nossas emoções e nossas atitudes. 
Afaste-se de tudo que te deixa agitado, sempre que possível. algumas pessoas lidam melhor com isso, e até buscam situações que as deixem "pilhadas", só não sei se isso é normal, rs.

ciciero, sabio, grecia, pensador


E o terceiro item é Sabedoria. 

Este item é importantíssimo, e talvez, o mais complexo. A sabedoria não reside na cultura ou educação, reside no intimo de cada ser.
Todas as definições de sabedoria são subjetivas, portanto não vou tecer aqui nenhum comentário efêmero sobre o assunto. 
Vale salientar que o sábio é aquele que anda em paz, tem paz pra resolver problemas e sabe como resolver os problemas. (Nobel da paz, Nobel oficial
Lidar com adversidades, buscando sempre a conciliação, criando relações duradouras e prósperas. Hum, também ficou bem surrealista, rs, mas foi o melhor que consegui.

Segundo o dicionário: sabedoria é o grande conhecimento, erudição, saber, ciência; prudência, moderação, temperança, sensatez, reflexão; conhecimento justo das coisas; conhecimento inspirado nas coisas divinas e humanas. Ufa!

A filosofia aponta o amor como caminho para a sabedoria. Ah, o amor. (link 1, link 2, link 3, link 4)

Nisto resume-se todo o processo de aplicação dos 3S, o exercício do amor. Com amor, estaremos sempre agindo com segurança, serenidade e sabedoria. 
feliz, amor, paz
Mas o que é o amor? Bem, isso é uma outra história.

"A utilização dos 3S em nossas vidas nos leva a alcançar a felicidade, por mais distante que ela pareça estar." (OExternauta)


Vamos que vamos!



fontes: michaelis.uol.com.br
google.com.br
http://pt.wikipedia.org
http://www.naoviolencia.org.br
http://www.nobelprize.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem!

Digite aqui a sua opinião.

OExternauta agradece sua participação.