Google+

Navegue no blog

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Dove-OSCAeR 17

Provavelmente você nunca ouviu falar de Junior Torres de Castro, o PY2BJO

Dove, Nasa, Radio amador, Satélite
Paulista de Botucatu, Junior foi a é a única pessoa física no mundo a ter lançado um satélite próprio ao espaço .

Formado em engenharia elétrica pela USP - Universidade deSão Paulo e engenharia eletrônica pela Columbia University in the City of NewYork, além disso, fez cursos em Geologia, Geofísica (Suécia) e era PhD em Física. Conseguiu estabilidade financeira com uma empresa do ramo de perfuração de poços artesianos. Mas, apesar do vasto currículo e o sucesso financeiro, foi como radioamador que ele realmente se sentia realizado.

O desejo te ter um satélite próprio começou em 1957, quando a União Soviética lançou o Sputnik, dando o primeiro passo da Era Espacial. Com apenas 24 anos de idade, conseguiu captar os sinais do equipamento e a vontade de construir um equipamento para si tornou-se sua missão de vida.

Dove, Nasa, Radio amador, Satélite
Em 1976, Castro comandou a construção do Little Brick, ou Tijolinho, o primeiro modelo de seu satélite. Embora seu projeto não pudesse ser colocado em órbita, ele foi convidado a participar de um congresso na Universidade de Utah em 1977 e conseguiu diversas cartas de recomendação de cientistas como Jean King, Harold Price e Jim White; para que fabricantes de equipamentos espaciais apoiassem sua iniciativa. Dessa forma, conseguiu peças doadas ou a preço de custo, além do apoio de um laboratório norte-americano.

Nos anos 1980, ajudou a Agência Espacial Russa (na época URSS) a recuperar um satélite perdido logo depois de seu lançamento devido a problemas de comunicação. O problema foi resolvido através do grupo mobilizado por Torres, usando equipamentos de radio amador.

Enquanto desenvolvia o satélite ajudava na comunicação das missões dos ônibus espacial com o Centro de Controle da NASA. O radioamador repassava as informações de telemetria do ônibus espacial para a NASA; e quando o ônibus espacial Columbia não conseguiu se comunicar com o satélite TDRS, Castro salvou os experimentos que estavam sendo realizados a bordo do ônibus espacial ajudando na comunicação. O feito do radioamador brasileiro foi noticiado em jornais, revistas e até no Fantástico. Ele foi convidado para ir até os Estados Unidos, em Houston, para ser homenageado em outubro de 1987 pela NASA e por 86 astronautas por ter salvado a missão da Columbia. 

Satélite, base, Dove, Nasa, Ariane, Oscar
 
Em 22 de janeiro de 1990 o foguete Ariane 40 H10 foi lançado a partir do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, levando o Dove-OSCAeR 17 (Digital Orbiting Voice Encoder) ou DO 17, satélite projetado e desenvolvido pelo radioamador brasileiro. Produzido com recursos próprios para fins educacionais e humanitários, O DOVE inseriu Junior Torres Castro na galeria dos nomeados para o Prêmio Nobel da Paz. (Assista o vídeo do lançamento)

Dove, Nasa, Radio amador, SatéliteCom o ônibus espacial Atlantis (STS-45), ele apareceu na TV ajudando as crianças brasileiras a se comunicarem com o astronauta Brian Duffy em 26 de março de1992, com a reportagem sendo exibida no Jornal Nacional. Junior era uma Estação de Apoio da NASA e da Estação Espacial Mir.

Quando o astronauta brasileiro Marcos Pontes estava no espaço em abril de 2006, Júnior Torres de Castro foi uma das pessoas que conseguiram fazer contato com o primeiro brasileiro no espaço.
arsatc, Dove, Junior torres de castro, radioamador, nasa

"DOVE" significa pomba em inglês.

Junior Torres de Castro faleceu em 17 de janeiro de 2018, aos 84 anos e está sepultado no Cemitério Gethsêmani, na cidade de São Paulo.


Assista a uma reportagem do SBT feita com o Júnior Torres de Castro em 1990, logo após o lançamento do satélite: Reportagem


Características do satélite

 Dove-OSCAeR 17 (Digital Orbiting Voice Encoder), satélite
Dove-OSCAeR 17 (Digital Orbiting Voice Encoder)
O Dove-OSCAR 17, foi um microsatélite da série AMSAT (também conhecido como BRAMSAT no Brasil, atual AMSAT-BR). Possuía o formato de um paralelepípedo de 21 × 23 × 23 centímetros, 16 pequenos painéis solares, 5 antenas de telemetria e um sintetizador de voz digital denominado "Digital Orbiting Voice Encoder" (abreviado como DOVE), projetado para emitir mensagens de telemetria para instituições educacionais. O satélite tinha uma massa total de 12,92 kg. Foi posto em órbita como uma das cargas secundárias do lançamento do satélite SPOT-2.

Entre as funcionalidades do DOVE, mensagens de crianças de diversas partes do mundo que pediam a paz entre os povos; mas sua missão primária foi prover um sinal de áudio em FM para recepção por instituições educacionais. A telemetria, em frequência distinta, ocorria a 1.200 bauds no formato AFSK AX.25, decodificado com receptores e TNCs muito populares entre os radioamadores.

O satélite operou até março de 1998, quando devido a uma falha em sua bateria, parou de transmitir dados de telemetria. Entretanto, o mesmo possuí painéis solares ainda funcionais, e quando estes estão alinhados ao sol, o satélite volta a transmitir dados de telemetria.




Fontes: